quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TRÂNSITO URBANO - TRÁFEGO LENTO OU PARADO

Na condição de trânsito lento ou parado é o momento em que a motocicleta mostra sua principal vantagem frente aos outros veículos: a agilidade. Portanto, utilizar os espaços entre os carros é uma situação para a qual você deve se preparar. No entanto, ela obriga o motociclista a manter máxima atenção, prudência e capacidade de antecipação. O maior desafio para trafegar no corredor é ajustar o ritmo, pois não há – literalmente – espaço para erros. Como é comum o “anda – pára” dos carros, você não é obrigado a ir para o corredor todo o tempo. Mas precisa muita atenção para entrar e também para sair dele, pois além dos carros, há uma fila de motos no corredor.

Portanto, entre no corredor e mantenha o seu ritmo, evidentemente mais rápido que os carros, mas em velocidade segura e ajustada para o espaço disponível. As discussões sobre este assunto são inúmeras e infindáveis. Já que não há uma regra, adote o bom senso e trafegue em velocidade segura e a uma distância da moto à sua frente que lhe permita condições seguras de reagir a qualquer problema. Algo próximo a 40 km/h para trânsito parado ou lento pode ser uma boa sugestão.

Olho no espelho: se há condição segura, dê passagem aos apressados, mas nunca ultrapasse seu limite

É claro que essa velocidade poderá variar de acordo com o espaço disponível e as condições da pista. Igualmente claro é encontrar motociclistas que querem andar mais rápido, normalmente em velocidade excessiva e incompatível com o espaço disponível. Eles acabam forçando outros motociclistas a andarem mais rápido e é nesta hora que deve haver bom senso e respeito.

A atitude agressiva, com o dedo na buzina, gritos, gestos e aceleração intensa não resolvem nada, além de colocar todos em perigo e causar graves acidentes. É vital respeitar o ritmo de cada um e lembrar-se que todos já foram motociclistas menos experientes e portanto, com limites e capacidade de pilotagem diferentes. Nesta situação, se puder dar passagem de forma segura, faça-o para evitar acidentes. Caso contrário, permaneça no seu ritmo. Chegará um momento em que os mais apressados encontram uma forma de “furarem a fila” e prosseguirem nesta atitude arriscada e muito próximo de causar um acidente com conseqüências graves a todos.


Semáforos para pedestres próximos a pontos de ônibus e shopping center são locais potencialmente perigosos

Além dos cuidados com a pilotagem nos corredores entre os carros, é preciso estar atento aos locais de maior movimento de pedestres e cruzamentos (com e sem semáforo). Diminua a velocidade em áreas próximas a pontos de ônibus, em frente a shopping center, faixas de pedestres, pontos de conversão de automóveis e entradas e saídas de estacionamentos de bancos e supermercados. São locais onde a possibilidade de imprevistos com pedestres e motoristas é maior e por isso exige total atenção. Uma forma de evitar surpresas é fazer o mesmo caminho sempre que possível. É mais fácil para conhecer os locais mais perigosos, com buracos e imperfeições no piso, além de saber onde estão os pontos que exigem atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário