terça-feira, 20 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA, PRATIQUE ISTO!

TRANSITO RODOVIÁRIO


Mantenha distância segura para não cair nas armadilhas das ruas

Em estradas e rodovias a prática da antecipação e do respeito pelos motociclistas deve ser exemplar. Apesar do ambiente sugerir e permitir uma pilotagem mais relaxada, isso não significa que a atenção deva ser deixada de lado. Ao contrário, pelas velocidades normalmente maiores, a concentração devem ser total no que está adiante e também no que vem por trás. A recomendação evidente é seguir as regras do trânsito. Além delas, perceber que nas estradas os outros veículos podem ser mais rápidos que a motocicleta. Portanto, atenção ao espelhos retrovisores é muito importante e oferecer passagem ao veículos mais rápidos deve ser a regra.

Procure manter distância segura para visualizar os buracos e imperfeições da pista. Lembre-se que passar por um buraco a 60 km/h é bem diferente de passar por ele a 100 km/h. Um pneu pode estourar ou mesmo o controle da moto pode ser perdido subitamente. Encontre o ritmo adequado – seu e da sua motocicleta – mantenha-o e não aceite provocações. Mais uma vez lembre-se: motos e motociclistas são diferentes e tem limites diferentes. Não queira andar num ritmo que não é seu nem da sua moto.


Cada um faz a sua parte para um trânsito melhor

Não force passagem, sobretudo em subidas onde você percebe que um automóvel ou caminhão vai ultrapassar o outro. Seja gentil e sinalize dando a preferência ao veículo que vai ultrapassar. Mesmo se houver espaço no corredor para efetuar a ultrapassagem, não o faça. Na estrada a velocidade é muito maior e sua capacidade de reação é limitada por esta velocidade. Apesar de controverso, só vá para o corredor entre os carros com o trânsito parado ou lento. Mesmo assim, adote velocidade compatível, baixa e segura.
Antecipar, respeitar, prevenir, atentar, perceber, ser cordial e gentil. Como se pode notar, a receita para um trânsito mais seguro é uma questão individual, onde cada um faz a sua parte e todos ganham.



"Livre Arbítrio", você faz a sua hora, o seu dia, a sua vida. "Seja Feliz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário