quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA, PRATIQUE ISTO MOTOCICLISTA, PARTE 02


Antes de qualquer ação antecipada, ao sair com a moto para as ruas e estradas, incorpore quatro idéias básicas:

Dê passagem; seu gesto cordial será reconhecido

1 –
VOCÊ NÃO ESTÁ COMPETINDO. Competir na rua é perder sempre.
2 – SUA MOTO NÃO É UMA ARMA.
3 – ESQUEÇA QUE VOCÊ TEM RAZÃO: No confronto, você e sua moto sempre levarão a pior.
4 – ADOTE POSTURA CORDIAL E EDUCADA: Os outros reagirão da mesma forma.

Com estas quatro idéias realmente incorporadas, lembre-se que o verbo RESPEITAR, além de ANTECIPAR, também dá sustentação à sua segurança como motociclista: RESPEITAR LIMITES: da sua moto, das vias e os seus próprios. Evidentemente também respeitar as regras de trânsito e de convivência nele.



MANUTENÇÃO PREVENTIVA


Comece antecipando problemas com sua moto. Faça manutenção preventiva. Algumas áreas não podem ser negligenciadas. Não espere acontecer um problema nos freios, transmissão e motor.


Antecipe a manutenção da moto e corrija-os se necessário. Confira:

Pneus – Se estiverem no fim de sua vida útil, troque-os e não economize com os mais baratos ou recapados. Você deve querer o melhor para sua segurança. Não se arrisque a levar um tombo no chão molhado ou a ter pneu furado em local onde possa ser difícil encontrar ajuda.

Antecipe-se aos problemas fazendo manutenção preventiva

Gasolina – Não espere a reserva chegar para procurar abastecimento. No momento que você mais precisa acelerar para sair de uma situação perigosa, a moto dá aquela “engazopada” básica, típica de final de tanque de combustível.


Freios / Embreagem / Óleo do motor / Transmissão (relação) – Se você suspeita que já está na hora da troca ou da revisão, faça o que precisa ser feito. Não deixe para depois.


Luzes – Estas devem ser vistas todos os dias antes de sair. Farol alto/baixo, piscas, lanterna traseira e luz de freio. Se sua moto não é nova, ao queimar uma, provavelmente as outras queimarão logo. Portanto, previna-se. Nenhuma delas avisa que vai queimar, simplesmente queima.


Manutenção correta – Não vá na conversa de alguns mecânicos que indicam soluções milagrosas. Cortar a corrente para andar mais um pouco é perigoso. Ela vai quebrar e poderá provocar acidente sério. Use peças de qualidade comprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário