segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA", PRATIQUE ISTO MOTOCICLISTA. PARTE 03



TRÂNSITO URBANO – CONDIÇÕES NORMAIS

Dentro da faixa, trafegue pelo local onde passam os pneus dos carros; evite problemas com aderência

Adote como regra seguir o fluxo quando o trânsito está normal. Se a velocidade da via é 60 km/h e os carros estão nesta velocidade, não há necessidade de andar pelo corredor em velocidade maior. Escolha sua posição dentro da faixa de rolamento, certifique-se que o motorista do carro à sua frente viu você, adote distância segura e trafegue com as rodas de sua moto pela mesma faixa por onde passam os pneus dos carros. O meio da faixa fica sempre mais sujo e empoeirado, prejudicando a aderência.

Lembre-se que o motorista também desvia de buracos. Esteja atento aos movimentos do motorista e procure enxergar os outros veículos que estão mais à frente. Um solavanco qualquer no carro mais adiante ou um movimento das mãos do motorista permitem a você antecipar que há um buraco ou algum outro tipo de obstáculo. Não adianta amaldiçoar o prefeito, a companhia de águas ou seja lá quem for o responsável por aquele buraco ou desnível na tampa do bueiro. O prejuízo é sempre seu. Então, saia detrás de veículos que não lhe permitam ter visibilidade da situação da pista adiante. Se for inevitável, triplique a distância que adotaria normalmente.

Não se esqueça jamais: o motorista à sua frente tem que ver você. Nunca permaneça nos chamados “pontos cegos” do motorista. Se você não é motorista e não sabe onde são estes pontos, peça a um motorista para lhe mostrar. Se decidir ultrapassar, sinalize com clareza e antecipadamente. Não esqueça dos veículos que estão atrás. Olhe sempre nos espelhos e sinalize todas as suas manobras com os piscas e, se necessário, com uma das mãos.


Procure certificar-se de que o (a) motorista viu você

Nenhum comentário:

Postar um comentário