quarta-feira, 7 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO, RESPEITO E SEGURANÇA, PRATIQUE ISTO MOTOCICLISTA - PARTE 01

Aumento de frota, menos espaço nas ruas e avenidas, imprudência, inexperiência e negligência. Tudo isso junto resulta em riscos maiores aos motociclistas. Respeitar TODOS os limites - da moto, do piloto, das vias - é ser inteligente para prevenir-se.

Aqui não é lugar para competir; respeite todos os limites.

Antecipar é preciso. Na vida, nos negócios, no futebol, no trânsito. Ter a capacidade de prever o que será feito pelo outro e proteger, prevenir, mudar, ou simplesmente antecipar o movimento, a jogada, o negócio.

Quem anda de motocicleta sabe que deve permanentemente exercitar esta capacidade de antecipar. É uma questão de sobrevivência. Certificar-se de que foi visto, perceber a posição das mãos, conseguir ver além do carro que está imediatamente a frente, entender os pedestres, conhecer os locais potencialmente perigosos. Todas estas são ações que precisam ser exercitadas diariamente. Evidentemente respeitar a tudo e a todos, sobretudo a si mesmo, sem confiar na sorte é regra.

Quem passa por uma situação de perigo, registra a súbita descarga de adrenalina e aciona imediatamente o melhor amigo do motociclista nestas situações: o medo. Na dose certa, o medo equilibra as reações do piloto, permite a ele encontrar o ritmo e elimina o excesso de confiança.

Pilotar motocicleta é um evidente e constante exercício de equilíbrio físico e principalmente psicológico. Quantas vezes você já se viu pronto e na iminência de fazer uma grande bobagem após ter sido “agredido” no trânsito? Se foi possível controlar-se e nada aconteceu, é porque você conseguiu reencontrar o equilíbrio. Este é o exercício. Evitar que este desequilíbrio aconteça através da prática da antecipação. Isso garante o prazer que só uma pilotagem segura e eficiente pode proporcionar. Antecipar é fundamental e respeitar é vital.

Um comentário:

  1. Isso se aplica também as outras partes interessadas no processo de dirigir pelas vias urbanas...

    ResponderExcluir