segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MOTO É SUICÍDIO?


A facilidade no deslocamento aliado a sensação de liberdade que uma pilotagem de moto proporciona é fantástica. Tais benefícios são notáveis e facilmente assimilados diante de grandes congestionamentos e da enorme agitação diária.

Diante desses benefícios nos deparamos com o velho ditado popular “ Moto é suicídio!”, e isso causa intriga entre os amantes das duas rodas. Há quem viaje milhas sem problemas e também os que fazem apenas o trajeto de casa pro trabalho e possuem um currículo extenso de acidentes. Como explicar isso? Como prever acidentes e como evitá-los? Certamente não há uma regra, pois sabemos que a exposição do condutor em uma motocicleta em trânsito é muito grande, porém, existem maneiras de explicar, evitar e até prever acidentes no trânsito nas grandes cidades e nas estradas.

Existem leis e maneiras que possibilitam uma boa condução, o art. 199 do código de transito que reza sobre a ultrapassagem é uma ferramenta importante e se obedecida por todos os condutores não haveriam tantos acidentes e mortes no trânsito. As estatísticas mostram claramente que o desrespeito as leis é a principal causa de acidentes. Portanto o uso da motocicleta de maneira prudente e em consonância com as leis, ajuda a prever diversos acidentes tais como: uma manobra errada de um carro, pedestre e até de outra moto, evitando assim problemas no seu trajeto. Existem práticas aliadas ao condutor, como exemplo a própria sinalização, que, se utilizada de forma correta é fundamental para uma boa condução.

Fica aqui um toque na esperança de haver contribuído para reflexão de todos os motociclistas

Após esse papo, nada melhor que pegar a moto e sair estrada a fora, vislumbrando paisagens e sentido o vento no rosto. (Ufa… Como é bom pilotar, concordam?)

Até a próxima.


Texto: Junior Fernandes - Pres. KCLA-PB
João Pessoa-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário