segunda-feira, 9 de agosto de 2010

IRMÃO DE ESTRADA OU APENAS BLÁ-BLÁ-BLÁ?


No meu primeiro texto recebi vários comentários sobre o que escrevi. A maioria foram elogios - muito obrigado à todos os leitores - mas como nem tudo são rosas, recebi um comentário que dizia : "Perfeito em bla bla bla de irmão de estrada... já dá até pra montar uma palestra motivacional".

Claro que levei na brincadeira, mesmo porque cada um tem sua opinião e eu devo respeitar todas. Posso até não concordar, mas respeito a opinião de cada um.

Mas depois de ler esse comentário comecei a pensar sobre o assunto. Na verdade eu já tinha até o título da minha próxima coluna. Ela iria se chamar "Dicas para um viajante solitário", mas vai ficar para a próxima, daqui a 15 dias.

Pensando sobre o comentário resolvi escrever a minha opinião pessoal sobre o assunto. Sei que muitos podem não concordar com o que vou escrever, mas não podia deixar de registrar a minha opinião.

Eu já ouvi alguns falarem que "existem motoqueiros e motociclistas". Na concepção deles, 'motoqueiros' são os que usam motos 'pequenas' e 'motociclistas' são os que usam motos 'grandes' (um amigo um dia me disse : "Ué, mas elas são quase todas da mesma altura" hehehehe).

Bom, eu penso que existe sim uma diferença, mas não no sentido acima. Na minha opinião a diferença está no uso da moto. Muitos usam a moto como instrumento de trabalho e outros como lazer. Basicamente podemos dizer que os que utilizam a moto como instrumento de trabalho andam mais na cidade, e os que utilizam a moto como lazer, andam mais na estrada.

Na cidade, temos milhares de 'guerreiros' que usam motos 'pequenas' para garantir seu sustento - e muitas vezes o sustento de suas famílias. São 'guerreiros' porque além do trabalho tem que sobreviver ao trânsito caótico, a motoristas que não os respeitam, a violência, a discriminação e a tantos outros fatores. Seriam esses motoqueiros 'menores' dos que usam a moto como lazer ? Seriam 'menos' por estarem em cima de uma moto de pequena cilindrada ?

Não... porque na estrada somos todos iguais. Todos. Não importa o 'tamanho' da moto, a potência, a cilindrada. Qualquer um, que estiver sobre duas rodas numa estrada, é igual a qualquer outro. Enfrentam as mesmas circunstâncias, as mesmas dificuldades, os mesmos perigo e curtem as mesmas emoções. Curtir uma viagem não está relacionado à velocidade final da moto... e muito menos à potência dela. Curtir uma viagem é... é... bom, quem viaja sabe !

Eu não sei você, mas eu viajo e cumprimento todos os que passam por mim. Qualquer tipo de moto, qualquer cilindrada, qualquer um. Aceno com a mão, dou sinal de luz, abano, balanço a cabeça, planto bananeira... Na estrada, para mim, todos são 'irmãos de estrada', sem distinção nenhuma.

Na cidade claro que é diferente. Mesmo porque na cidade estamos sempre na correria, no apuro do trânsito, com a cabeça ocupada, correndo de um lado para o outro - ou como dizem : "correndo atrás da máquina".

Agora o ponto onde quero chegar : você já viu alguma 'classe' tão unida quanto nós ? Eu não conheço. Não importa onde você estiver e nem de que maneira, se você encontrar outro motoqueiro (ou motociclista, se você prefere assim) você tem um amigo.

E isso não se restringe a motos 'grandes' não. Eu já vivi e presenciei isso. Eu paro se uma moto de pequena cilindrada estiver com o pneu furado. Se um motoqueiro com uma 125 estiver precisando de ajuda eu paro. Se vejo uma pessoa na estrada com um capacete na mão, eu paro e pergunto o que houve, se precisa de ajuda, etc.

E eu não sou 'o cara' não... isso é geral. Veja por você mesmo. Quantas situações semelhantes você já presenciou ? Quantas vezes você chegou em um lugar e viu outro 'irmão de estrada' e já se sentiu mais tranquilo, mais seguro ? Ou então foi até ele 'puxar papo', pedir de onde ele vem, para onde ele vai, como a moto dele está se comportando, qual o melhor caminho, etc.

E em locais mais desertos ? Você vê o 'brother' com a moto e pensa "puxa, outro, que bom". Ok, eu posso estar romantizando, mas comigo é assim. Eu já viajei um bocado, já conheci um grande número de pessoas, já convivi com vários irmãos motociclistas e todos, todos os que eu conheço agem assim. É uma grande irmandade, é uma grande comunidade. São várias tribos, mas todas com algo em comum : a paixão pelas motos.

Quer um exemplo ? Na minha primeira viagem ao Uruguai, com minha TDM-850, estava parado num semáforo em Montevidéu. Do meu lado, um EcoSport. O motorista me pede "Quanto custa essa moto no Brasil ?" e eu noto um sotaque estranho, um espanhol com um sotaque diferente. Falo o valor aproximado. Ele rí. Peço de onde ele é, ele me diz que é de Montevidéu mesmo. Eu digo "Mas você não é uruguaio". Ele responde "Não, sou americano, do Texas". No semáforo mesmo ele pede se quero tomar um café, digo que sim. Ele me manda seguí-lo. Vamos até um posto de combustível. Lá ele me conta que é de Dallas-Texas, mas que mora em Quito-Equador e que presta serviços para a GE no Uruguai. E daí ? Daí que ele é motociclista e em Quito tem uma empresa que aluga motos para quem quer fazer passeios nos Andes. Ele que me disse uma frase que sempre lembro : "De moto, lado brilhante para cima (tanque) e lado sujo para baixo (escapes/motor) sempre".

Veja, eu nunca o tinha visto na vida, nem ele à mim. Mas o que atraiu a atenção dele foi a moto. E depois conversamos um bocado, parte em espanhol, em portunhol (!!!) e em inglês. Se eu estivesse de carro, ou se ele não fosse motociclista, isso teria acontecido ? Não, com certeza não.

Bom, não sei em relação à você, mas para mim, todos são 'irmãos de estrada'. E isso não é blá-blá-blá. E sim, eu estou pensando seriamente em montar uma palestra motivacional.

O que você pensa sobre tudo isso ? Deixe seu comentário !

Obs : Nessa mesma viagem conheci o Roberto, um Uruguaio que mora no Brasil e viaja as américas de motor-home (obrigado pelo almoço Roberto) e também tive a felicidade de tirar uma foto ao lado de um lindo Jaguar vermelho !

Forte abraço e bons caminhos !


Texto: Eldinei "P.P." Viana

Fonte: www.viajantesolitario.com.br

2 comentários: