segunda-feira, 12 de julho de 2010

VIAJAR É PRECISO

Adoro viajar, acho que viagens enriquecem nossas idéias. São sinônimo de enriquecimento cultural, novas idéias, novos costumes. Diferentemente dos americanos, os europeus, viajam muito mais. Conhecem quase toda a Europa e outros continentes, descobrem novas partes do mundo. Culturalmente eles tem o costume de viajar, nem que seja de mochila, para ficar num pequeno albergue.

Por que, ao invés de economizar para fazer a tão desejada viagem aos parques da Disney, as pessoas não procuram viajar pelos países da América do Sul, nossos vizinhos, que respiram cultura? Por que, não viajam para o nordeste, ou para o norte, para conhecer a Amazônia?

Acho que uma viagem, não importando a distância é sempre uma grande experiência. Se a questão for condições financeiras, por que não fazer uma viagem para o interior do estado, e conhecer o que temos por aqui? E se for mais do que isso, por que não passar uma tarde em uma praia do sul de Floripa para conhecer os costumes e as pessoas de lá?

Tem pessoas que vivem restritas a onde moram, e quando pensam em viajar é somente para o sítio ou a casa de praia.

Acho que viajando, nossas opiniões políticas e nossa visão da realidade são postas à prova. Viver fechado em nossa realidade geográfica nos deixa bitolados.

Foi em uma viagem de moto que Che Guevara* se deparou com as desigualdades da América Latina e a partir disso, é considerado hoje, uma das 100 personalidades do séc. XX. Por que? Simplesmente, porque ele não viu tudo aquilo pelos jornais, ele vivenciou e sentiu a realidade que as pessoas viviam. Abandonou sua classe média alta, abandonou sua faculdade de medicina, e foi lutar, por direitos melhores para todos. Errou? Deve ter errado em algumas coisas, deve ter se enganado em alguns momentos. Mas, não deixou de lutar pelo que acreditava.

Não precisamos ser assim tão radicais, não precisamos segurar uma arma nas mãos para ver as realidades do mundo. Mas, precisamos de cultura, para enriquecer nossas idéias e poder justificar nossas opiniões com mais certeza, precisamos de viagens, precisamos de loucuras, precisamos de histórias, precisamos de meio ambiente, precisamos viver, precisamos entender quem somos.

*Che Ghevara - Em 1953, quando ainda era somente o Ernesto, estudante de medicina, saiu de moto de Buenos Aires e poucos quilômetros depois sua moto quebrou. Ai continuou sua viagem a pé e de carona, acompanhado de um amigo. Cruzou desde Buenos Aires, passando pela Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. Ernesto tinha asma desde a adolescência, era fraquinho fisicamente. Após essa sua viagem, deixou o amigo que retornou para Buenos Aires e continuou sozinho sua viagem. Nunca mais foi o mesmo, ganhou o apelido e ficou conhecido mundialmente como Che Ghevara.

Texto escrito pela menina de 14 anos, moradora da cidade de Florianópolis/SC, Cecília Brancher de Oliveira (foto acima).

Fonte: www.rockriders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário