quinta-feira, 15 de julho de 2010

PSICOLOGIA E TRÂNSITO


Psicologia: Estuda o comportamento do ser humano e os processos mentais.

Trânsito: Relacionado a deslocamento, movimento.

O trânsito exerce uma grande influência em nossa vida. Para todas as atividades que precisamos desempenhar ao longo do dia, necessitamos nos deslocar, sair do lugar. Levantar pela manhã é uma delas. Alimentação diária, cuidados pessoais, trabalho, curso, supermercado, arrumação da casa, etc. Sair a pé ou sair de carro, de moto, não importa, sempre haverá um transitar. É possível pensar que é quase impossível não participar do trânsito em algum momento, seja como motorista, piloto ou como pedestre.

A Psicologia do trânsito estuda exatamente o comportamento das pessoas que participam desse trânsito. O trânsito é um problema social. Todos os envolvidos direta ou indiretamente são objetos de estudo da psicologia do trânsito: motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas, instrutores de trânsito e etc.

Existem alguns aspectos (psicológicos, sociais, políticos, culturais, econômicos, etc) que determinam o comportamento de cada indivíduo nesse espaço que não é o seu espaço o tempo todo. Esses fatores podem influenciar de maneira positiva ou negativa, adequada ou inadequada e culminar numa organização ou desordem, segurança ou insegurança no sistema trânsito.

Existem comportamentos que são visíveis: maneira de vestir, falar, comer, andar e etc. E outros que são "invisíveis", pois está dentro de cada um de nós: raiva, ressentimento, ansiedade, nervosismo, ciúmes, ódio, tristeza, felicidade, e etc. Tais comportamentos podem ser perceptíveis ou não. Além disso, cada um tem uma personalidade que o diferencia do outro e, dentro dessa personalidade há características que são individuais (física, temperamento, caráter).

Como as emoções são inerentes ao ser humano, os sentimentos surgem naturalmente dentro de cada um. Não podemos nos esquecer da necessidade de controlar tais alterações que podem ser nocivas à nossa vida.

Ao dirigir ou pilotar precisamos dominá-lo com sabedoria e precisão, usando da atenção, da ponderação e da habilidade adquirida, precisamos também estar atento ao nosso organismo como um todo, ou seja, como estou me sentindo hoje? O que eu posso fazer para amenizar ou resolver tal situação para que eu possa transitar sem disabores e sem causar maiores transtornos para a sociedade? As minhas atitudes podem impossibilitar o outro de continuar o seu percurso (seja nas vias ou na vida)?

Márcia Aparecida de Ávila (Psicóloga)

Fonte: www.motoflashbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário