quarta-feira, 21 de julho de 2010

CIRCULAÇÃO


Quando alguém descobre que suas veias estão ficando entupidas, que está correndo risco de sofrer um infarto ou sua capacidade cardiorrespiratória está comprometida por causa do sobrepeso é preciso fazer algo a respeito.

O problema é óbvio: consumo excessivo de gordura que se acumulam nas vias de circulação. A solução é clara: reduzir a ingestão de alimentos que serão armazenados em forma de gordura pelo organismo e retirar o excesso de gordura que já está instalado. Note que o ideal não é a total eliminação da gordura, pois ela é indispensável para o bom funcionamento do organismo e constitue uma importante reserva de energia, serve de proteção ao corpo entre outras funções.

Em momento algum, a pessoa que passa por esse problema ou qualquer que seja o especialista (médico, nutricionista, psicólogo …) acredita que a solução seja aumentar a capacidade das veias para permitir que a gordura circule de forma livre sem causar congestionamento nas vias. Isso é ponto pacífico. Além de ser uma solução extremamente invasiva, o aumento do volume do sistema circulatório poderia se tornar extremamente oneroso, comprometendo o desempenho de outros órgãos do corpo. E no final das contas não resolve o problema. Lembra qual é? Gordura demais!!

Se não houver uma reeducação alimentar com inclusão de frutas e verduras na dieta, alimentos ricos em fibra que facilitam o trânsito intestinal, além da adoção de hábitos de vida saudáveis, incorporados ao dia-a-dia, como por exemplo, caminhar, pedalar, subir escadas, cuidar do jardim… O problema só aumenta.

Então, por que é diferente quando nossas cidades começam a ter congestionamentos e a saúde fica comprometida com poluição, barulho e colisões? Criar mais ruas, viadutos e permitir um maior fluxo de automóveis só vai agravar o problema. Os carros são úteis, mas só se forem mantidos em níveis bem reduzidos, como uma reserva disponível para situações realmente necessárias. Se veículos que têm fibra como a bicicleta, não forem incentivados nas vias de circulação, o entupimento só tende a piorar e os hábitos saudáveis se tornam cada vez mais difíceis de serem adotados.

(Motociletas tambem ajudam a diminuir os congestionamentos)

Texto: www.transportehumano.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário