sábado, 3 de julho de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA "ROUT 66"


A Rota 66 (U.S. Route 66, em inglês ) era uma rodovia norte-americana do U.S. Highway System. Foi estabelecida em 11 de novembro de 1926. Iniciava em Chicago, Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 3.755 km.
Em 1985 deixou de fazer parte do US Highway System. Existe atualmente como uma "Histórica Rota 66", sendo reconhecida pelo governo norte-americano por sua importância cultural, histórica e turística.


Quando foi aberta ao trânsito grande parte da sua extensão era feita em gravilha ou terra batida. Em 1938 foi pavimentada. O seu traçado e o seu perfil muito plano tornou-a desde cedo uma via de comunicação importante, muito procurada por caminhões e outros transportes rodoviários. Durante a Depressão foi percorrida por muitas famílias de agricultores que procuravam as terras da Califórnia. Ao longo do seu trajeto a economia prosperava ainda que timidamente em pequenos negócios familiares (restaurantes, estações de serviço, etc.). Foi o berço dos restaurantes drive-thru e da Fast-food - o primeiro McDonald's surgiu em San Bernardino, ponto de passagem da estrada.A estrada é berço do primeiro Motel e foi cenário de filmes como Easy Rider e Bagdá Café. Também é cenario para as aventura de Carros (Disney, 2006) em que está localizada a fictícia Radiators Springs onde Relâmpago McQueen conhece todos os habitantes e vive sua aventura e lição de vida.


Com o aumento do movimento da estrada, vários comerciantes viram uma forma de ganhar dinheiro. Armazéns, postos de gasolina, motéis, mecânicas e lojinhas começaram a surgir ao longo da Rota 66, sendo o núcleo inicial de diversas cidades.

Uma das atrações da 66 é o Cadillac Ranch uma obra de arte constituída por 10 Cadillacs que mostram a evolução do automóvel, produzidos entre 1948 e 1964, enterrados no deserto da cidade de Amarillo no Texas.

com a desativação da auto estrada, pelo governo que fazia parte Sistema de Auto estrada americana ficou pra trás lembranças de um passado remoto, e com trechos abandonado sem manutenção.


Texto: Renato Lira (Ninja)

2 comentários: