segunda-feira, 19 de abril de 2010

TÚNEL INVISIVEL

Para guiar com segurança é de extrema importância estar com a visão funcionando em sua totalidade. Ela é responsável por 90% de todas as informações processadas pelo piloto no tráfego.

Ao olhar para frente, conseguirmos ver muito mais que uma linha reta, somos capazes de enxergar uma área de cerca de 200 graus (um pouco menos dependendo do estilo de capacete escolhido), esta é a chamada visão periférica.

Mas não é somente o capacete que pode limitar a visão periférica. O aumento da velocidade com que trafegamos com a moto causa uma reação no cérebro em que ele foca mais no que está na frente. Com isto a visão vai ficando mais estreita, diminuindo o ângulo de visão, criando uma espécie de túnel, por isto esta situação foi denominada popularmente como Túnel Invisível.

A uma velocidade de 40 km/h, por exemplo, o ângulo de visão se concentra em uma faixa de cerca de 100 graus. A 70 km/h, o ângulo de visibilidade fica ainda mais estreito, caindo para cerca de 65 graus. A 100 km/h, a angulação fica reduzida para cerca de 45 graus.

Dessa forma, em velocidades mais elevadas, além de prestar atenção à frente, é necessário movimentar os olhos, ou a cabeça lateralmente de vez em quando, além de consultar os espelhos, para cobrir a área que ficou “cega”.

Fonte: www.motoflashbrasil.com.br

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