quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

INVASÃO DE ESTILOS MÚSICAIS


Olá amigos, vi que foi criada uma polêmica a respeito do 4º Vitória Moto Fest e mais precisamente ao estilo músical que foi tocado no evento, pois bem trago dois textos retirados da Revista Moto Clubes onde traduzem bem os pensamentos motociclistico de nossa região, espero que reflitam bem, e olhem tudo a sua volta e relembrem oseventos do ano de 2010 antes de expressar suas opiniões, seguem abaixo os textos.


Gostaria de expressar minha opinião a respeito dos sucessivos comentários a respeito da suposta "invasão" de estilos musicais nos eventos motociclisticos. Até agora o que vi foi só um lado da moeda, mas se analisarmos bem quem mesmo esta invadindo? Como podemos chegar em uma região, vamos supor Caruaru PE terra do forro, e empurrar puro rock no pessoal? Tudo bem a cultura original do motociclista zela o rock. Porém o que vejo quando só tem o puro rock é uma ilha de motociclismo. Será que isso é bom? É isso que o motociclismo preza? se isolar em ilhas de rock? Para mim, eu quero adquirir a cultura que aquela região tiver a oferecer se for em Goiás quero sertanejo, de for Bahia que seja axé, se for no sertão forro! Acredito que deve haver uma troca se nos estamos chegando com rock, o justo é recebermos algo em troca que aquela cultura tenha a oferecer! Acredito ainda que o motociclista não precisa ter o cabeça fechada nem tão pouco se americanizar para ser motociclista. Porém por outro lado lembro que existe forro bom e ruim, axé bom e ruim, rock bom e ruim, todos os estilos tem de varias qualidade, tem bandas de rock por ai que esvazia evento! Enfim essa é minha opinião, acredito que deve haver uma integração entre os motociclistas e a comunidade local verdadeira anfitriã que patrocina e tem maior prazer em receber nos motociclistas. Desde já esse pensamento é comum em nosso MC Estradeiros do Alto Sertão, caso confirmemos o II Catolé Moto Sertão para 2011 fiquem sabendo que aqui vai ter rock e forro de qualidade, os que aqui estiveram são testemunhas do tipo do nosso evento. Houve uma grande integração da população com os motociclistas, que tratou os mesmo como estrelas da festa, com muito respeito!

Fico aqui pensando? Será que no dia que mudarem feijoada por outro prato também vai existir essa mesma polêmica?

"Viva a musica brasileira!"

Cristiano Dutra
Estradeiros do Alto Sertão


80% dos que falam que são motociclistas, que são "rockeiros" e só gostam de ouvir ROCK, ROCK E MAIS ROCK, na verdade, não sabem cantá-la nem tampouco sabem o que diz a letra da música. Dou valor a qualquer músico que se proponha a se expor em um palco e demonstrar sua habilidade para o público, no intuito de animá-los e trazer alegria e diversão, independente do tipo de música.

Na verdade, eu gosto de quase todo tipo de música: rock n'roll, punk-rock, hardcore, black, hip-hop, rap, reagge, psy, trance, brega, forró... contudo, se tocassem esses estilos em encontros de motos (e o evento fosse bom) eu jamais criticaria ou deixaria de viajar. Criticar qualquer banda pelo seu estilo musical é um total desrespeito aos músicos que ali se encontram e ao organizador do evento, que teve o trabalho de procurar a banda e organizar tudo para o seu show. Não gostou da música?! Ué! Quem é que tá obrigando alguém a ficar lá ouvindo?! Ofendeu a esposa, noiva, namorada? Então, companheiro, retire-se. A ofensa só é sentida por aqueles que tomam a ofensa pra si. Se abstrair o fato da música, todos podem curtir o mesmo ambiente em harmonia. Chegaram até ao ponto de ofender o evento porque lá tinham muita gente "embriagada". Hahahahahahahahahahahaha!!!!! Meu Deus do céu!!!!! A população não pode mais nem beber que é recriminada!!!!!! Quê que é isso, minha gente! Vamos ter um pouco de juízo e bom senso. Chega de hipocrisia!!! Estamos todos lá pelo mesmo motivo: viajar de moto, apreciar uma boa comida, uma boa bebida e nos divertir. Já fui para vários encontros de motos que, na teoria, eram excelentes, mas estavam completamente vazios e, por esse fato, acabou sendo uma porcaria. E sabem por que o evento estava vazio? Porque não tocou nada além de rock. E olha que as bandas que tocaram eram excelentes! Já nesses mesmos encontros, quando estive presente em outros anos que tocaram forró (por ex), o evento estava lotado e foi um dos melhores que já fui em toda a minha vida. Porque será que todos adoram Currais Novos / RN? Será que só toca rock?

Há ainda que se levar em conta que estamos no NE, especialmente nas regiões entre AL-PE-PB-RN, o que é normal o grande público gostar, apreciar e pedir pra tocar forró! Na minha humilde concepção, acredito que um encontro de moto não é SOMENTE para motociclistas, mas também para o público geral e local, uma vez que, na minha ótica, um encontro de moto é realizado não somente para reencontrarmos nossos amigos como, também, para conhecer novas cidades, fazer novas amizades nas cidades por onde passamos e, nesse diapasão, acho que uma parte do show deve refletir o estilo musical da população local e, com isso, realizarmos uma troca de experiências. Ou seja, acho que o equilíbrio musical para um evento de moto seria tocar o rock (tradicional e/ou moderno) juntamente com outra(s) banda(s) de qualquer outro estilo que melhor reflita o gosto da população local.

Por fim, queria apenas tecer um comentário ilativo: é que li que algum colega motociclista citou as palavras de Maia que diziam algo mais ou menos nesse sentido, salvo engano: - "No dia que tocar rock em vaquejada, eu aceito que toquem forró em encontro de moto". Pois bem, acho que os amigos motociclistas estão precisando saber que a vaquejada e encontros de motos são dois eventos com perfis totalmente distintos. Para quem não sabe, na vaquejada você paga pra assistir um show de forró, ou qualquer outra banda que tocar, no encontro de moto não se paga pra assistir os shows, ou seja, você só vai pra uma vaquejada se realmente gostar ou tiver dinheiro pra pagar as entradas. Já há muito tempo (mais de uma década) tocam vários outros estilos em shows de vaquejada.

Enfim, acho que um evento de moto pode muito bem equilibrar as paixões que temos em comum (motos e rock n'roll) com a cultura local, proporcionando-nos, assim, uma rica e importante troca de experiências e, com isso, fazermos novas amizades e, quem sabe, trazer mais adeptos do motociclismo ao nosso meio.

FELIPE GENTIL



Um comentário:

  1. Eu gosto de um de um bom forró, mais so na epoca festiva ou um evento destinado a isso.curto rock,Mpb, internacionais. o que acho que nao condiz, chegar a um evento e so tocar musicas bregas. os eventos sao abertos a todos que queiram participar, agora so porque tal cidade e cidade do forro. e so tocar isso, ai é pau. e se no Olinda Moto Fest tocasse frevo, seria o que? Renato Ninja

    ResponderExcluir