terça-feira, 4 de maio de 2010

AS MOTOS NO BRASIL


As motos viraram uma alternativa para o transporte individual, essa opção fez com que a frota aumentasse em 34% no último ano em SP, e esse é um mercado que está em crescimento desde 1994 (com exceção do ano de 1999). O aumento trouxe também impactos negativos, como a maior incidência de acidentes e vítimas envolvendo motos, num ritmo até maior do que o aumento da frota. A moto é hoje o veículo que mais produz vítimas em SP, sendo que 71% dos acidentes com motos envolvem feridos que necessitam de cuidados hospitalares; enquanto outros automóveis esta proporção cai pra 7%.Essa situação não é exclusiva de SP, sendo assim, é importante entender como ocorrem esses acidentes para evitá-los. Para isso, vou usar um estudo sobre acidentes envolvendo motos feito na Europa, apesar da realidade brasileira não ser parecida com a européia, é interessante conhecer os resultados de um estudo específico sobre o assunto:

1. A maior parte dos acidentes ocorre em cruzamentos.

2. As colisões ou choques de motos foram principalmente com automóveis.

3. O fator predominante para ocorrência dos acidentes foi o ser humano, tanto os motoristas como os motociclistas.

4. As principais falhas humanas observadas envolvem não perceber a existência do outro elemento antes do acidente , e tomar uma decisão errada, como não reduzir a velocidade e avançar em um cruzamento.

5. A vestimenta, calçado e capacete foram efetivos para prevenir ou reduzir as lesões.

6. O garupeiro, apesar de contribuir pouco com a ocorrência dos acidentes, quando contribuiu foi por movimento repentino que provocou o desequilíbrio do motociclista.

Junto com o estudo, ficam as dicas para os motociclistas:· Ser visto é fundamental, por isso, circule sempre com o farol aceso, roupas e capacetes de fácil visualização. Coletes e acessórios refletivos também são muito importantes.

· Evite circular entre filas de veículos.

· Utilize proteção individual, como vestimentas, luvas, calçados e capacetes adequados, estes fixados adequadamente.

· Cuidado extra com os pneus, verificando sempre a banda de rodagem e a pressão adequada, a manutenção de todo o sistema de freios e de iluminação e sinalização; ou seja, farol, lanternas, luzes das setas e de freio.

· Atenção à via e suas condições, principalmente àquilo que pode te desequilibrar como pista molhada, faixas escorregadias, etc. Reduza a velocidade tome mais cuidado.

· Importante frear da maneira adequada, tendo cuidado para não bloquear as rodas.

Fonte: Cesvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário