terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SoA GRANDE FINALE!


Com o final de Sons Of Anarchy resta-nos esperar uns nove meses para que a 5ª temporada comece para termos a continuidade da história.

E o que dizer deste season finale? Começando por aquilo que não gostei que foram os minutos finais, não gostei da Tara "interromper" uma reunião do clube na capela e ficar ali abraçada ao novo Presidente. Não me parece que seja uma atitude que seja permitida pelas regras do clube uma old lady entrar naquele espaço sagrado onde só as altas patentes do MC têm acesso. Não gostei. De resto, tivemos um episódio sensacional. Claro que todos nós temos ideias próprias para o desenrolar dos acontecimentos e até podemos não concordar com o que nos foi mostrado mas, no episódio passado, tinha ficado com muitas dúvidas sobre o fato de Romeo ter mentido para Jax sobre o que Otto tinha dito a Potter, a manutenção do encontro com os irlandeses não fazia qualquer sentido e com tudo o que aconteceu como é que Clay iria se safar da sentença de morte que tinha sobre si?

Pois bem, de uma forma completamente inesperada, Sutter resolve tudo, até a permanência de Jax em Charming, de forma brilhante. Afinal Romeo é da CIA, está infiltrado no Cartel Calindo para controlar o tráfico no México, e precisa que o acordo com os irlandeses vá para a frente e como estes só negociam com Clay, Jax é confrontado com o fato de ter que deixar Clay viver senão os Sons Of Anarchy serão destruídos. A escolha de Jax é óbvia, deixar o clube é uma coisa, matar o clube é outra. Destitui Clay da Presidência e assume-se como o novo líder do MC. Quer Oppie a seu lado mas este não está convencido e à hora da reunião na capela ainda não tinha aparecido. Foi tão inesperado para mim que nem sequer equacionei cenários alternativos e, sobretudo, atou de forma impecável todas as pontas soltas (bem melhor que aquele acordo com a ATF no final da temporada passada).

Um fato que me deixou um aperto no peito foi ver como o clube está fragilizado: ver a mesa de reuniões com tantos lugares vagos. Comparar com o início, quando Sons era um MC poderoso, com o clube sempre cheio de vida e a sala de reuniões sempre cheia....

As questões para a quinta temporada estão lançadas: Irá Clay aceitar a nova condição sem luta? Que MC teremos? Qual o papel de Oppie? O que farão com Otto? Potter voltará? Uma coisa já sabemos, teremos um novo gangster na história procurando vingança pela morte da filha do líder devido à tentíva de vingança de Tiggy.

Ao contrário da terceira temporada, esta quarta que agora acabou foi lógica, teve uma qualidade fantástica em praticamente todos os episódios onde a trama e os acontecimentos fluíram de forma coerente. A história à volta de Juice terá sido a mais fraca de todas mas não belisca minimamente a qualidade geral. Se a quinta temporada manter o ritmo acredito que Sutter tenha as sete temporadas que pretende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário