quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DOS SIMBOLOS DE PERTENCIMENTO OU MC DIA FELIZ

Caros amigos, companheiros de jornada, usuários de veículos de duas rodas, gente diversa e versada em discutir sobre como desfrutar da motocicleta, das viagens e dos relacionamentos em grupo, estejamos bem.
Sempre que alguém me diz algo interessante eu tento anotar para usar em um de meus textos, geralmente no título.

E a brincadeira de hoje faz referência a um amigo dono de lanchonete que sempre me diz: “gostaria que todos estivessem bem, com um trabalho digno e com um salário decente, por que assim, como comerciante eu prosperaria também”.


E o ponto onde quero chegar é justo na palavra prosperar. Na definição do dicionário aulete.com.br: Tornar-se mais produtivo (em); PRODUZIR; CRESCER. Não sei informar por que, ao admitirem alguém como novo integrante muitos moto clubes o denominam próspero, mas confesso que cada vez que ouço essa palavra sinto como se recebesse um elogio.

A minha visão de moto clubes foi mudando ao longo do tempo que passei perto dos grupos de motociclistas, e cada vez mais tenho certeza de que ao lado deles eu prospero. Não no sentido estrito, que num país de economia capitalista pode significar que você tem um bom emprego e está se estabelecendo economicamente, mas não é disso que falo. É que quando você passa a conhecê-los e se identifica com algum grupo logo vai perceber o quando sua vida vai enriquecer: de amizades, de conhecimento do mundo que está perto e não é visto, de você mesmo e de seu Estado, só para citar alguns pontos.

Assim que eu adentrei o meio motociclístico eu não imaginava que um dia iria ser promovido. E talvez naquele momento realmente não fosse a hora de pensar nisso. O fato é que “a vida é a arte do encontro” e rapidamente eu encontrei meu grupo e esse grupo me aceitou, e esse momento teria de ser marcado com a minha promoção.

Era uma olindense noite quente do mês de novembro do corrente ano. Fica difícil explicar o que passava na minha cabeça naquele momento, mas eu sabia exatamente o que eu deveria, ou poderia dizer. Finalmente a promoção, tão aguardada por mim e alguns dos meus, pacientemente, me seria dada. E dessa vez sem atropelos nem hesitações: eu mereci.

Comigo estavam mais quatro amigos que, como eu, também mereceram ser admitidos. Impossível dizer o que se passava na cabeça de cada um, mas as expressões eram um misto de alegria e serenidade e se eu pudesse sugerir como um poeta simbolista, diria que a alegria que demonstramos era de ser aceito pelo clube que vimos nascer, e a serenidade surge quando pensamos nas responsabilidades que agora teremos.

De minha parte, sinto que vou poder retribuir aos meus amigos toda a proteção que o clube me deu ao longo desse ano, e de certo modo não vejo a hora de assinar os meus textos como membro do Brokk MC. Muitos podem não entender o que digo assim como nem todo mundo que tem habilitação pode dirigir uma motocicleta e sentir como se fosse conduzido ao paraíso.

E vamos conduzindo e sendo conduzidos na vida, sozinho ou ao lado de amigos que é sempre melhor. O convívio com o grupo social ao qual se pertence é uma parte significante da vida, e durante minha existência quero ter amigos tantos quanto possa a matemática me permitir contar.



Joel Gomes – Motociclista, colaborador e próspero do Brokk MC e acadêmico das ciências sociais, para o blog sem-fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário