sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NATAL MOTOR SHOW 2010 - DO INÍCO AO FIM



O que seria o Evento de Motociclistas para Motociclistas da cidade do Natal, o denominado Natal Motor Show, foi rodeado de fatos polêmicos e inusitados do inicio ao fim. A proposta era fazer renascer o espírito dos eventos motociclísticos da cidade que há anos havia se extinguindo por carência, ausência ou falta de interesse da parte dos motociclistas potiguares. É fato que, um evento desta grandiosidade não pode ser realizado apenas por mera vontade, são necessários recursos e apoio, não só dos órgãos públicos, mas também da iniciativa privada para que haja a sua realização, e ao que parecia no ano de 2010, ano este de campanha eleitoral, esses tais recursos surgiriam para que finalmente a capital do Rio Grande do Norte tivesse enfim um evento destinado aos motociclistas.

A primeira reunião para a organização do evento potiguar destinado a motociclistas ocorreu no dia 10 de Agosto, numa terça-feira, e nesta mesma reunião veio a primeira surpresa do evento: a organização do mesmo estava por conta do candidato a Deputado Estadual Tomba junto com os responsáveis pelo site “Revista Motoclubes”, representados por Maia, membro do Abutre’s MC de Recife. A informação que girou em torno desta convocação por conta de Tomba foi que, o site “Revista Motoclubes” já havia sido responsável por vários eventos na capital pernambucana, eventos estes de nome e sucesso. Nesta mesma reunião, os responsáveis pelo evento pediram ajuda dos motoclubes e motogrupos de Natal para ficarem a frente de alguns quesitos da organização do evento como feijoada, recepção, passeio, bandeiras, contatos de bandas, policiamento, mídia, entre outros. O orçamento estimado pela organização do evento foi de 138 mil reais, valor este aprovado pelo governador do Rio Grande do Norte e candidato a reeleição, Iberê Ferreira, e que seria depositado na conta do Motoclube Amigos do Asfalto de Santa Cruz que, segundo os organizadores do evento, possuía CNPJ e já havia recebido altos valores em sua conta, como este.

Mesmo com uma organização de fora do estado e com verba depositada em uma conta que também pertencia a um motoclube de fora da cidade, o Natal Motor Show demonstrou sinais de que realmente daria certo, mesmo tendo a participação mínima dos Motoclubes e Motogrupos de Natal. E de fato, o evento prometia. O primeiro local programado para a realização do evento foi a Vila Folia, local situado no município de Parnamirim, localização esta distante do centro de Natal. Porém, a Vila Folia logo foi descartada como local do evento, pois, o seu aluguel era de 15 mil reais por dia, ou seja, 60 mil reais ao todo pelos quatro dias de evento. O segundo lugar, que foi confirmado até a véspera da data de realização do evento era o Largo do Ginásio Machadinho, que fica em um local acessível e centralizado não só para os motociclistas que vem de fora da cidade, mas também para a população em geral, que sempre aprecia o clima, as bandas, os expositores e claro, as máquinas que dão brilho aos eventos motociclísticos. O que ocorreu foi que, o largo do Machadinho já era palco para outro evento na mesma data, e neste momento, demonstrou-se como era importante o fato de um evento em Natal não possuir Motoclubes de sua cidade na organização, que conhecem e entendem dos locais adequados para a realização de um evento do porte do Natal Motor Show. Um dia antes da data do evento, a localização do mesmo foi alterada para o Centro de Treinamento da Cirne Motos, na Rota do Sol, além das fronteiras da cidade, local de difícil acesso e, ao que parecia de tamanho insuficiente para abrigar os motociclistas de Natal e de fora, além da população em geral.

A noite de quinta-feira que abria as portas do Natal Motor Show foi a esperada por todos, com clima leve e de pouca movimentação, com a presença em sua maioria apenas dos motoclubes de Natal. Dou meu destaque as bandas, que apesar de tocarem para um público suave, fizeram apresentações maravilhosas, foram estas o Camarones Orquestra Guitarrística, que abriu a noite com seu Rock’n’roll instrumental, seguida do Fullsion, banda de Hard Rock que aprimorou a noite com clássicos do AC/DC, Queen, Kiss entre outras, e fechando a noite, Caveira e Banda Cella, com seu repertório mais do que conhecido pela comunidade motociclística do RN.

Na sexta-feira a tarde, dando continuidade à programação do evento, houve a realização do Aniversário do Rebel Bike MC no Clube Cosern. Com feijoada farta, local arejado e bandas dando conta do recado, também tivemos uma tarde de muito sucesso por conta do Rebel Bike MC que fez bonito na data do seu aniversário para os motociclistas de Natal e também para aqueles que já estavam chegando de outras cidades. A noite da sexta-feira ferveu, com a presença em massa dos motociclistas de Natal e de fora, assim como da população em geral que teve que deslocar-se de distancia considerável para poder apreciar o evento, mas que se fez presente na segunda noite do Natal Motor Show. Faltou chão para as motos se abrigarem no local, mostrando que o Centro de Treinamento da Cirne Motos talvez deixasse a desejar quanto ao tamanho do espaço, ao longo do evento. A expectativa gerada era que a noite do Sábado seria realmente o ponto alto do Natal Motor Show, pois, a festa estava mais do que bonita e o evento estava respondendo muito bem ao que todos esperavam dele.

O sábado a tarde iniciou-se com feijoada farta e cerveja (nem tanto) gelada 0800 para os motociclistas. Por volta das 15h, todos já estavam satisfeitos, aproveitando as bandas e a cerveja, e na espera do Garota Lava Motos, que se iniciaria logo mais, trazendo mais diversão a festa. Tudo caminhava perfeitamente bem, a festa estava boa, todos estavam aproveitando e se divertindo, o estande do Garota Lava Motos estava se formando, com a fila de motos à espera, quando de repente, ocorreu o fato que mudaria por completo o curso do que seria um dos melhores eventos motociclísticos do RN em 2010: um aspirante a membro do Abutre’s MC denominado Lampião, oriundo da cidade de Guarulhos-SP atingiu com um golpe de punhal, sem motivos aparentemente esclarecedores ou justificáveis, um membro do Motoclube Paz em Duas Rodas, Diego, que no momento ocorrido, saiu correndo evento a fora, deixando um rastro de sangue por onde passou, enquanto o agressor Lampião fugia, sem deixar vestígios.

O caos tomou conta do evento no momento, uma mistura de preocupação com o membro do Paz em Duas Rodas e revolta com o aspirante a Abutre. A banda parou de tocar, o estande do Garota Lava Motos foi desmontado, e quando a polícia chegou ao local, ninguém nem mesmo aqueles que estavam à frente do Abutre’s MC sabiam dizer onde estava o causador do desastre que ocasionaria o fim do Natal Motor Show 2010.

Foi decepcionante ver os motociclistas de dentro e fora de Natal presenciando aquele momento de violência e falta de caráter de uma pessoa, que, porém afetou a todo um meio de convivência. O que seria uma festa, um modo de lazer regado a paz, diversão e entretenimento tornou-se uma guerra, uma caçada aos causadores do caos. O problema não está nos motoclubes, muito menos nos eventos, está na falta de conduta de alguns que usam o seu colete e o nome do seu Motoclube para propagar a guerra e a violência, e são esses indivíduos nos quais devemos culpar e extinguir do nosso meio.

Os Motoclubes são grupos constituídos e organizados por pessoas que apreciam o motociclismo, motocicletas e pessoas sobre duas rodas. São clubes organizados com a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo a socialização entre seus participantes, geralmente regados a um bom rock’n’roll. Então, vamos todos agradecer ao fato de o nosso amigo motociclista Diego do Paz em Duas Rodas estar fora de risco de morte e passando bem neste momento, vamos deixar que as autoridades responsáveis cuidem deste individuo chamado Lampião, aspirante do Abutre’s MC que, demonstrou muito claramente que não merece carregar o nome de motociclista com ele, e vamos valorizar o que temos, vamos valorizar o nosso Encontrão toda ultima sexta-feira do mês na Praia do Meio, que é o nosso momento, nossa oportunidade uma vez ao mês de nos encontrarmos e trocarmos as nossas figurinhas, sem a necessidade de um evento maior, cheio de protocolos, burocracias, com ajuda de políticos ou com a interferência de motoclubes de fora para que de certo.


Texto: Amaralina Lituânia Morais Marinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário