quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A HISTÓRIA DO 1%


A história do 1% por Brian dos HA.

Nos últimos anos estou escutando motociclistas falarem sobre e usar o símbolo 1% er em suas jaquetas ou coletes sem saber o que significa na verdade.

“One-Porcenter” de onde que vem e o que quer dizer? Nós precisamos viajar no tempo ate o ano 1947, logo depois do famoso encontro do 4 de julho em Hollister, California. Numa propaganda divulgada pela AMA (American Motorcycle Association) era declarado que só 1% dos motociclistas eram marginais, fora da lei, dando uma imagem negativa e que 99% eram cidadões exemplares, pais de família, trabalhadores que usavam motocicletas como modo de diversão nos finais de semana.

Durante os próximos anos cada vez que tinha um problema ou uma confusão em qualquer encontro motociclístico a AMA sempre jogava a falta em cima dos 1%er. Um particular incidente aconteceu em 1959 no AMA Gypsy Tour na cidade de Angels Camp California quando dois membros dos Hells Angels de Sacramento que estavam correndo a mais de 150kms na cidade atropelaram um outro grupo de motociclistas. Os dois Angels morreram no acidente e a mídia, escrita e radiofônica, foi devastadora para a AMA que resolveu parar de sancionar esses tipos de eventos.

Algumas semanas depois do incidente de Angels Camp uma grande reunião foi organizada em San Francisco onde participavam MCs do Norte ao Sul da California como: Hells Angels, Satan Slaves, Executioners, Galloping Gooses e outros. Uma associação nasceu dessa reunião e foi orgulhosamente adotado o símbolo 1% cercado de um losângulo. Um bordado foi criado para colocar nas jaquetas ou coletes só para os MCs participantes. Ate hoje esse símbolo sempre ficou presente na nossa cultura, porém atualmente não precisa mais fazer parte dessa associação, que hoje está estinta, para usar o bordado e pode ser usado por qualquer um que se identifique como tal.

Brian
Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. 1% não é para qualquer um, isso é fato para todos os Moto Clubes ditos sérios e de conhecimento a Ideologia e as tradições.

    ResponderExcluir
  2. cultura biker nao se aprende e nem se ensina...ou vc nasce ou vc é...nao existe algo parecido

    ResponderExcluir