quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DIREÇÃO DEFENSIVA


DICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVAS

Antes de viajar calibre adequadamente os pneus de sua motocicleta, em situação de utilização urbana, faça o mesmo no mínimo semanalmente.

Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada. No caso de a viajem ter uma distância a ser percorrida maior que a quilometragem programada de substituição do óleo se programe para efetuar tal troca durante a viagem.

Nunca viaje por mais de 01 (uma) hora sem parar para descanso, promovendo um “alongamento” e aproveitando para completar o tanque de combustível, mantendo-o sempre cheio, buscando sempre abastecer em posto de confiança, em relação à qualidade do combustível. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente.

Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista, observando a condição de assim fazê-lo com segurança. Desta forma você não fechará os demais veículos.

Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize a motocicleta de forma a não perder o equilíbrio necessário à sua segurança.

Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado. Sinalize com seqüência intercalada de sinais com as setas de direção, ora para um lado ora para o outro.

Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.

Ande sempre atendo à possíveis manchas de óleo na pista, quando estiver se aproximando ou se distanciando de postos de abastecimento, já que é comum caminhões e carretas, derramarem involuntariamente este produto após abastecimento.

Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue em até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.

No início da chuva, fique atendo à condição de sujeira e óleo na pista, que aumenta possibilidade de deslize, havendo portanto necessidade de redução drástica de velocidade, para “assentar” a moto na pista.

Antes do início da chuva, pare e “lave” a viseira do capacete de preferência com sabonete neutro ou “detergente”, evitando a presença da “gordura” deixada por insetos.

Durante a chuva se permita sempre ver o “rastro” do pneu de sua Moto na pista. Se não acontecer é porque sua moto está aguaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem.

Regule o farol. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas oferecem gratuitamente.

Segure o Quidão com as duas mãos. Se necessitar retirar uma mão da manopla, estando em chuva pare sua motocicleta.

Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas também use para controlar as manobras dos outros.

Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.

Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos. Em qualquer direção, inclusive carros.

Sente-se em sua moto de forma confortável e que de a sensação de domínio do equipamento.

Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito não dá tempo para verificar "para que serve esse botão?". Conheça totalmente sua motocicleta.

Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.

Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará a motocicleta "assentar" na pista.

Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, e neblina (se tiver).

Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para sua garupa.

Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, sonado etc.

Se fizer tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não pilote se for o caso.

Fonte: www.motoseguranca.com.br

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