terça-feira, 21 de junho de 2011

GPS, VOCÊ CONHECE BEM?



GPS quer dizer "Sistema de Posicionamento Global" uma decorrência do acrônimo do inglês "Global Positioning System".

É um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra. Este sistema é formado por uma rede de 24 satélites chamada NAVSTAR, que orbitam ao redor da Terra e emitem sinais que são reconhecidos pelo nosso receptor (GPS), dando assim a nossa posição muito precisa na superfície terrestre, como também a hora, a velocidade e outras informações.

Como Funciona

Cada um dos 24 satélites processa os dados relativos à posição exata no espaço e no tempo, como também a sua posição em relação aos outros satélites. Estes dados são transmitidos continuamente para os centros de controle na Terra.

Ao ligar o receptor de GPS, primeiramente ele localiza os satélites (busca os sinais), passando a processar os sinais recebidos, no mínimo de três satélites, calcula as distâncias entre eles e a nossa posição, por triangulação, dando assim a leitura da latitude e longitude em que nos encontramos. Com quatro ou mais satélites, o receptor é capaz de calcular a altitude onde nos encontramos, a velocidade de nosso deslocamento, pode marcar uma rota e saber se nos desviamos dela, a distância do destino, a hora do alvorecer e do pôr-do-sol, e muito mais.

Contrariamente do que muitos pensam, não basta adquirir qualquer aparelho, instalá-lo na moto ou no carro e viajar, achando que vai desfrutar o máximo dele.

Muitas providências devem ser tomadas antes de colocá-lo "na estrada".

Os fatores que devem ser levados em conta, ao adquirir um receptor "GPS", são, basicamente, os seguintes:

- Número de canais que o receptor utiliza;

- Mapas disponíveis (IMPORTANTÍSSIMO: cada marca tem seus próprios mapas);


- Tamanho e luminosidade do ecrã (tela), pois na moto a visualização é mais complexa do que em um automóvel;

- Autonomia de bateria;

- Robustez, ou seja, deverá suportar, especialmente, chuva e solavancos, comuns em viagens de motocicleta;

- Facilidade de operação, notadamente, com a moto em movimento.


SUGESTÃO: evite comprar, por impulso, qualquer GPS. Procure os mais conhecidos e que possam receber os mapas distribuídos gratuitamente, do contrário, estará gastando dinheiro em um acessório incompatível com a sua necessidade ou com o que objetiva dele.

Na Internet existem vários sites onde poderá saber mais sobre GPS.
Assim, sugerimos:

http://www.geodesia.org

Outro site, sob todos os aspectos considerado indispensável e que deverá ser acessado, é o do "Projeto Tracksource":



Neste site você terá tudo que precisa, desde manuais, orientações diversas e o mais importante: mapas gratuitos, porém, somente para os GPS's da marca GARMIM.

IMPORTANTE: visite e leia TODO o site para saber mais.


CUIDADO

Alertamos (e esse também é um alerta dos fabricantes) a todos que pretendem adquirir e utilizar um GPS, que se habituem a não ficar olhando para o aparelho o tempo todo, pois o risco de acidente é muito grande. A distração com o aparelho leva, fatalmente, ao insucesso.

Outra sugestão que fazemos, é que utilize o aparelho, o máximo possível, em seu automóvel, como forma de se habituar a e aprender a aproveitar todos os recursos que ele disponibiliza.

Por favor, não vá fazer como aquele cidadão (padre) que subiu pendurado em balões e lá de cima, no apuro, queria alguém para lhe ensinar como operar o GPS.

Procure saber operá-lo, ANTES de sair para viajar.

Particularmente, utilizo o GPS Garmim Zumo 550, foi desenvolvido especialmente para motocicletas; seus comandos são no lado esquerdo (para evitar ter que tirar a mão do acelerador); opera com toques na tela, mesmo com luvas; é a prova d'água (pode chover a vontade), possuiu controle de luminosidade do ecrã (no sol o ecrã é visível).

E o mais importante, recebe mapas do Projeto TrackSource e outros, disponíveis na Internet, gratuitamente, os quais são instalados no computador e transferidos, através do Programa MapSource, para ele.
O programa MapSource,que acompanha o aparelho, e pode ser instalado em qualquer computador, permite que você projete toda sua viagem ou passeio no computador e transfira somente as Rotas diretamente para o GPS.

Uma das desvantagens de adquirir um modelo de GPS para automóveis é que ele não dispõe de suporte para motocicleta, enquanto que no Zumo 550 ou o 450, já acompanham os suportes para moto e carro.

ENDEREÇOS PARA BAIXAR MAPAS: (outros serão gradativamente colocados aqui)

* www.tracksource.org.br (vá em Downloads e baixe os mapas do Brasil e Estados do seu interesse)

* www.proyectomapear.com.ar (aqui você poderá baixar mapa da Argentina onde contém parte do Chile e Uruguai)

* www.gps.com.ar (Mapa da Argentina)

* www.gpsyv.net (aqui você poderá baixar mapas da Venezuela)

ATENÇÃO: Sugerimos que baixe os mapas roteáveis no computador e só transfira para o GPS os que vá utilizar. Por exemplo, não adianta baixar o mapa da Venezuela e instalar do GPS, se você não vai viajar agora para a Venezuela. A quantidade de mapas no GPS torna o funcionamento mais "pesado". Uma das soluções, quando necessário carregar vários mapas, é desabilitar temporariamente no GPS, os mapas que não estiver usando no percurso.

LEMBRE-SE: CADA FABRICANTE DE GPS TEM SEUS PRÓPRIOS MAPAS. OS DO GARMIM, por exemplo, NÃO SERVEM PARA OUTRAS MARCAS. PORTANTO, ANTES DE ADQUIRIR, PROCURE SABER DO VENDEDOR SOBRE A DISPONIBILIDADE DE MAPAS.

Vocabulário mais usado em GPS:

Tracks – É a rota que o aparelho GPS vai armazenando à medida que você vai se deslocando.

Way point – são pontos de interesse na rota, que podem ser armazenados no GPS, com as coordenadas correspondentes. São pontos para onde mais tarde podemos querer voltar ou passar quando estamos fazendo um percurso. Pode ser um local com uma bela paisagem, um posto de combustível, um hotel, um restaurante, a residência de amigo ou familiar, enfim, qualquer lugar de que queria guardar as coordenadas.

Go To – Talvez a função mais usada e mais atrativa de um GPS. Pode indicar no aparelho o ponto ou o "way point" onde queremos chegar (pré-mapeado ou aquele que você marcou). O próprio GPS vai marcando a direção do caminho, fazendo as correções à medida que vamos nos afastando. Indica também a distância e o tempo que faltam para chegarmos ao destino, em função da velocidade.

Boa sorte e bom proveito!




Fonte: site do motociclista Antônio Cesar, recheado de outras dicas sobre GPS e mais... www.abracandoasamericas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário