terça-feira, 24 de maio de 2011

PIPOCO DO ESCAPAMENTO


Muitos motociclistas (e motoqueiros) se divertem “estourando” seus escapamentos, dando o chamado “pipoco”. A prática é comum e acontece quando desligamos a chave da moto e ligamos novamente. Poucos sabem o porque disto e menos pessoas ainda sabem o quanto esta “diversão” pode ser prejudicial a moto.

Quando o motor está em funcionamento, o movimento do pistão faz com que seja “sugado” para a câmara de combustão a mistura fresca, esta mistura é detonada pela faísca da vela de ignição. Ao funcionar o motor e desligar a chave ou o stop ignition, acontece que a vela não envia mais faísca, mas o motor ainda está girando, este movimento do motor resulta em um acumulo de mistura fresca na camâra de combustão e também no escapamento.

É nesta hora que se liga novamente a chave ou o stop ignition, e a vela retorna a soltar faísca queimando o excesso de mistura fresca que está acumulada, com isso ocorre uma explosão grande.

Esta prática estraga o pistão, as válvulas de escape e o próprio escapamento que pode sofrer rupturas em suas paredes. Mas não para por ai, todo o sistema do motor sofre um abalo, podendo gerar um desgaste prematuro do mesmo. Por isto, pense duas vezes antes de se divertir com esta nada engraçada brincadeira.


Fonte: Site Motokando

Nenhum comentário:

Postar um comentário