segunda-feira, 9 de maio de 2011

MOTO NA CHUVA.......CUIDADO


Quem depende da moto para trabalhar normalmente não pode se dar o luxo de ficar em casa quando o céu está preto, anunciando um temporal. Faça chuva ou faça sol, o tempo não para. E o serviço também não. Então, o jeito é se vestir adequadamente e cair no mundo, mas não antes de tomar algumas precauções.

Além de diminuir a visibilidade dos motoristas, a chuva deixa as pistas bastante escorregadias e forma poças d'água em vias esburacadas - o que não falta nas cidades. Tudo isso é sinal de perigo, portanto, definitivamente, a regra número um é reduzir a velocidade.

Em alguns casos também é importante ligar a luz baixa do farol e aumentar a distância do veículo à frente, pois com as ruas molhadas a frenagem fica mais lenta. Isso acontece graças ao disco de freio, que quando molhado apresenta um breve retardo. Nesse caso, é comum o motociclista pressionar ainda mais o manete, e é exatamente aí que acontecem as quedas, já que essa atitude faz com que as pastilhas deslizem e sequem rapidamente, bloqueando a roda.

Manobras bruscas, então, nem pensar! Elas também podem travar as rodas e fazer com que a moto derrape por falta de aderência ao solo, que ocorre quando a chuva forma uma camada chamada aquaplanagem, impedindo o contato do pneu com o asfalto.

Quando estiver na cidade, evite o canto interno das curvas. É lá que fica a sujeira varrida pela água e também onde circulam os veículos pesados, geralmente acumulando óleo e combustíveis na pista, que são um verdadeiro sabão quando molhados.

Outras dicas importantes

- Evite os primeiros minutos da chuva. É nesse período que a água lava a pista, retirando os resíduos que podem ser ainda mais escorregadios;


- Tente seguir as marcas deixadas pelos pneus dos carros para garantir um pouco mais de aderência;


- Não deite a moto nas curvas. Saia levemente do banco, compensando a inclinação;


- Drible as poças d'água, pois elas podem esconder perigos maiores, como buracos e pedras;


- Não use os freios bruscamente;


- Evite andar nas faixas de sinalização porque molhadas elas ficam um verdadeiro sabão.;


- Tome cuidado ao passar por um local muito alagado, um carro poderá ultrapasá-lo ou vir em sentido contrário e além de molhá-lo poderá derruba-lo.


TEXTO: Valdeci Von Mulhen TABORDA, membro do KANSAS CLUBE LEÕES DO ASFALTO - RECIFE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário