sábado, 9 de abril de 2011

SEGURANÇA SEMPRE EM DIA


O Seguro DPVAT protege vidas no trânsito e quem está em dia com seu pagamento tem muito a ganhar. Com a cobrança do IPVA (imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), todo ano os motoristas recebem o Seguro dPVAT. o pagamento de sua taxa obrigatória assegura, por lei, a indenização das vítimas de acidentes no trânsito.


Ter o DPVAT em dia garante a pedestres, passageiros e motoristas, o ressarcimento de despesas médicas, e indenização em casos de acidentes que resultem em invalidez ou morte, mesmo que os responsáveis pelo acidente não assumam sua culpa.


Para receber a indenização, não é necessário contratar advogado, basta apresentar a documentação requerida em um ponto de atendimento. “Com o pagamento, o veículo fi ca em dia com a legislação e pode ser licenciado sem problemas”, afi rma José Márcio norton, diretor de relações institucionais da Seguradora Líder.


“E o mais importante: do total arrecadado, 45% são destinados ao Fundo nacional de Saúde (FnS), para atendimentos hospitalares de vítimas de acidentes de trânsito e, 5% são aplicados em programas preventivos de responsabilidade do departamento nacional de Trânsito (denatran)”, esclarece.


Embora o dPVAT para motos não tenha aumentado por dois anos seguidos, seu custo ainda é alto, se comparado a outros veículos. isso acontece porque o valor está relacionado ao volume de indenizações pagas a cada veículo.


“Embora as motos representem apenas 25% da frota circulante no país, os acidentes que as envolvem representam 57% das indenizações pagas em 2009”, diz Norton. Evitar que esses números aumentem – e esta conta também é – mais um motivo para redobrar o cuidado no trânsito. Só no ano passado, foram pagas mais de 256 mil indenizações.


Uma das beneficiadas foi Andréia Frezarini, que ficou paraplégica, após sofrer um acidente de carro em 1999. “Soube deste direito, sete anos depois, mas, como tinha a papelada do hospital e o boletim de ocorrência, o processo não foi difícil. Fui indenizada e meus direitos foram garantidos”, conta


Nenhum comentário:

Postar um comentário