quarta-feira, 6 de abril de 2011

BALACLAVA, POR QUE USAR?


Importante para proteção em viagens de moto, reproduzimos para nossa sessão de dicas, um artigo muito interessante da 100% Go Ahead sobre as balaclavas que mostra que ela é muito útil e deve ser usada como proteção não só no frio, mas também durante o calor: A Balaclava é um equipamento que tem como principal finalidade (pelo menos a mais conhecida) a proteção térmica da cabeça do piloto. Mas ela não se restringe apenas a esse fim.


Ela protege também o pescoço do piloto contra os resíduos que estão suspensos na estrada, como poeira, insetos, poluição. Basta ver o teste que fizemos nas fotos a seguir, com uma balaclava branca especialmente produzida para este fim:




O teste foi feito em um pequeno trajeto de 300 km de estrada pavimentada e de boa qualidade, com pouco movimento! Já lavou o seu capacete e percebeu que havia insetos dentro da ventilação dele? Pois é, a balaclava entra como proteção nesse caso também. Ela impede que esse inseto ou algum resíduo entre em seu cabelo sem que você perceba.


Já percebeu que em viagens de maior distância, em certa altura sua cabeça começa a coçar mais que o normal? Muita gente chama de “piolho de capacete”, mas é apenas uma brincadeira. É o suor, que impreguina no cabelo, impedindo a pele de continuar transpirando, transformando o capacete numa estufa para a cabeça do piloto.


Uma balaclava que transfere esse suor para fora é essencial para uma pilotagem confortável, além de sua ação bacteriostática (detém a multiplicação das bactérias), que inibe a formação de odores, algo que também merece muita atenção dos motociclistas.


Outro ponto de proteção importante dela é a proteção solar. Sabe aquele espaço que sobra sem proteção, entre a jaqueta e o capacete, na nuca do piloto? Esse é o maior ponto de queimaduras de sol durante uma viagem, e a balaclava 100% Go Ahead, independente do tecido em que a produzimos, todas, possuem proteção UV + 50, o que deixa o piloto tranqüilo em relação a essas queimaduras.


São dois tipos de tecidos para Verão, Cotton e High-Bio e mais dois para o Inverno, Ultra e Extreme. Todos possuem: - proteção solar, - modelagem anatômica, - costuras reforçadas invertidas para não atrapalhar ou causarem algum incomodo, - tratamento anti-pilling (evita a formação de bolinhas no tecido), - resistência a lavagens, - tinturaria no fio (resiste a várias lavagens sem desbotar). Você pode se proteger no frio e no calor, além de proteger seu equipamento, aumentando e muito sua vida útil



Fonte: www.viagemdemoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário