quarta-feira, 16 de junho de 2010

A BATALHA DOS CÉUS, ABUTRES X ANJOS


Olá amigos estava lendo este texto e achei interessantíssimo traze-lo para nós um relato emocionante e indescrítivel do que ocorreu em um evento em São Paulo, e gerou polêmica até hoje e muitas discurssões foram geradas depois deste texto e trago para vocês debaterem agora, espero que gostem e comentem.

Para muitos, andar de moto é mais do que lazer, é levado muito à sério. Há profissionais que ganham a vida sobre 2 rodas, correndo nas pistas internacionais, nas cidades fazendo entregas, ou ainda, escrevendo para jornais e revistas especializadas. Além disso há ainda os Moto Clubes(M.C.). Embora não seja obrigatório participar desses clubes, o motociclista que vive a experiência de um grande M.C., o segue como uma religião. E não ouse questionar sua escolha, pois certamente será motivo de encrencas.

Motociclista há 7 anos, mas apaixonado por motos desde a infância, tive a oportunidade de unir duas coisas que gosto muito, agora, na faculdade: motociclismo e técnicas de jornalismo. Em recente evento em São Paulo, presenciei o ápice do amor incondicional à um clube, a defesa das cores que representa, ao símbolo que estampa às costas de um colete. O confronto entre dois dos maiores Moto Clubes do mundo: O Abutre's M.C. do Brasil, e o Hell's Angels M.C. Estes homens sim, vivem pelo clube, custe o que custar.

Dia 6 de setembro de 2008, não era pra ser apenas um sábado, uma véspera de feriado, ou um dos dias do maior evento motociclístico do ano, em Interlagos. Pensando bem, pode até ser que qualquer dessas indicações represente fielmente o que foi o dia. Mas à noite, esta definitivamente estava reservada para a batalha.

As aves e os seres alados se prepararam cada qual da sua maneira. Embora nada explícito, ambos os lados já imaginavam o que poderia acontecer. Obviamente, ninguém confirma nada, não há versão oficial, mas cada integrante dos dois grupos já sentia que o vento gelado arrepiava mais do que o normal.

De um lado, os Abutre's, que já foram considerados "raça em extinção", hoje em plena expansão; Genuinamente brasileiro e fundado em 1989, hoje é o maior motoclube do Brasil e da América Latina e o 4º maior em todo o mundo. De outro, os Hell's Angels, os anjos do inferno. Uma facção brasileira de um dos principais motoclubes do mundo, os Hell's Angels da Califórnia, EUA. Pioneiros na adoção de regras miltares no clube, os Hell's Angels estão espalhados por todo o mundo, e não vêem com bons olhos o domínio Abutre na América Latina.

Quando os Abutre's chegaram ao evento, como num vôo rasante e em câmera lenta, atraíram todos os olhares, lentes e flashes. Um comboio com mais de 50 motos, dispostos em 2 filas indianas paralelas, estremeceu o autódromo com o ronco das máquinas negras (uma das regras do Clube é a obrigatoriedade da moto ser da cor preta). A fila de motos era tão grande que a última moto, um triciclo preto decorado com caveiras, crucifixos e caixões, mal havia ultrapassado o portão de entrada, enquanto a primeira moto, a do presidente, já se preparava para estacionar.

Antes disso, porém, outro grupo já havia despertado a atenção e curiosidade dos visitantes. Também com mais de 50 motos, os Hells Angels chegaram exibindo o brilho e o ronco de suas máquinas envenenadas. Característicamente avessos à publicidade à pessoas de fora de seu grupo, os Anjos do Inferno se refugiaram numa área bastante privilegiada; um trecho bem escuro, atrás dos estandes de motos e dos bares, longe dos curiosos, fotógrafos e cinegrafistas. Se tornou perfeito "ponto de observação" ao perceber onde os Abutre's estacionavam: na pista de cima, no meio dos estandes, embaixo dos refletores. Podiam ver tudo, sem ser vistos.

Apesar da aparente tranquilidade, o clima estava tenso. Nem mesmo a presença de nomes consagrados no motociclismo como a O.C.C., famíla protagonista do reallity show "American Chopper" no canal People and Arts conseguiu tirar a atenção dos clubes. Como num jogo de xadrez, cada movimento do adversário é analisado com cautela, e prepara-se para o bote na hora certa.

Cerca de meia hora depois da chegada, os Abutres resolvem descer à pista, até o estande de motos personalizadas. Em grupo, descem seguindo a ordem hierárquica: primeiro o presidente e vice, depois os diretores e por fim, os demais membros do clube. Perto dali, na penumbra, os Anjos observam... e se preparam.

No estande há um bar, oficinas, mesas e cadeiras. As belas motos, em exposição, dão um toque final à cena que viria a seguir: os Abutres reunidos em volta de seu presidente, como num grande círculo de coletes de couro pretos com a ave desenhada às costas. Em meio à multidão de pessoas que passavam por alí, surgiu um grupo de homens e feições nada amigáveis. Coletes jeans com um crânio alado às costas, em tom vermelho, completavam o visual. Eram os Anjos, os Hell's Angels indo em direção à luz dos refletores, ao encontro dos Abutres.

Em fila, se posicionaram atrás do outro grupo, fazendo a chamada "meia-lua" e encurralando os abutres que foram pegos pelas costas: eles não esperavam, foram pegos de surpresa.
Começa um empurra-empurra. Alguém do lado vermelho grita em tom irônico e provocativo: "vamos montar um ringue para brigar com as bonecas?" O estopim foi aceso, mas o que explodiu foi um soco abutre no rosto angel. O que se seguiu foram minutos de pânico para os visitantes e expositores. Copos, garrafas, cadeiras e correntes, qualquer coisa havia se transformado em armas, mas não eram as únicas; facas, canivetes e revólveres foram vistos na briga, e funcionaram. Ouviam-se gritos de desespero, de ordens e de ataque. Homens caídos ao chão, outros agarrados, caindo sobre as motos estacionadas, uns feridos, outros tentando ferir alguém. Os abutres, em maior número na briga, avançaram; os angels em menor número, mas mais preparados e armados, resistiram. Até a chegada da polícia.

Era tarde, o estrago já estava feito. Cinco feridos, um deles com um tiro na perna foram levados aos hospitais da região. Durante a "batalha dos céus" na terra, alguns ficaram sem poder voar, pelo menos por um tempo. Essas feridas fecham e se curam, ao contrário dessa guerra que só está começando e não há previsão para acabar. Esta foi apenas a primeira batalha.

Texto: Eder Cardoso

5 comentários:

  1. é impresionante este tipo de atitude de um motoclube, os abutres conhecido no brasil todo e ainda com meritos da Nação Unida por ser os que mais colaboram com sociedade, com sua ajuda a pessoas carentes.os Hells Angels ja sao conhecidos por ser um bando de baderneiros. Ninja

    ResponderExcluir
  2. Lamentavél essas coisas! =(

    ResponderExcluir
  3. É triste alguém que se diz motociclista dar destaque para uma atitude idiota como essa. Se querem brigar vão para algum lugar onde não ponham em risco outras pessoas que estavam lá para se divertir. Além do mais, o que estes dois pseudo-motoclube já fizeram pelo motociclismo nacional? Nada.

    ResponderExcluir
  4. esclareço para todos que o texto é da pessoa chamada Eder Cardoso e trouxemos para o nosso blog para que tomem conhecimento e reflitam sobre nossos ideais! sem denegrir nimguém e nenhum moto clube! somos amigos de todos! fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Fico impressionado com algo assim, pois,como receber prêmios, entidades que se envolvem em verdadeiros bandidismo. LAMENTÁVEL

    ResponderExcluir