quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PARADA OBRIGATÓRIA


A dica de hoje é bem simples, mas é uma situação bastante comum e que vale a pena citar, pois pode esconder muitos perigos. Alguém já parou o carro inesperadamente na sua frente, ou diminuiu muito a velocidade? Pois é, como esses caras dirigem mau; o negócio é aproveitar a agilidade da moto, jogar para a esquerda e sumir logo de perto dessas tartarugas.

Não, não é bem assim. É aí que mora o perigo; É difícil não cair na tentação, aproveitando a agilidade de moto para sumir dali. A irritação e o estresse do trânsito frequentemente fazem a gente logo deduzir que o indivíduo parou porque é um idiota, não sabe dirigir, está distraído, etc.

O malhor, no entanto, sempre que alguém para ou diminui a velocidade, é também parar. Pense que deve haver um motivo, algo que o motorista está vendo e você não.
Pode ser que ele tenha diminuído para dar passagem a um pedestre, por exemplo; nessa situação, a educação dele acaba se tornando uma armadilha se o motorista não percebeu que você não iria parar também.

Pode haver um carro manobrando e você não viu porque o motorista que parou inesperadamente está encobrindo sua visão. Pode haver uma cratera recém formada no maravilhoso asfalto de nossas cidades (como na foto que ilustra o post). Enfim, pense que deve haver um motivo para a decisão da pessoa. Se você descobrir depois que o sujeito parou atoa xinga ele e vai embora (brincadeirinha), mas a princípio desconfie de que há algo alí que você não viu e diminua a velocidade.

Hoje em dia, com o grande número de carros grandes (Suv's) e os vidros com insulfilm, é muito comum termos a visão encoberta. Nessas horas, um pouco de pressa e irritação podem fazer muito mau.
Apenas tenha o cuidado de ver se outro motorista atrás de você não vai ignorar o perigo e avançar para cima de você.


Um comentário:

  1. Realmente isso é a pura verdade, trabalho no resgate dos bombeiros de são paulo e ontem socorri um motociclista nessa situação, o caminhão parou o motociclista avançou, so que o caminhão estava dando preferencia para um carro que cruzava a avenida e pegou o coitado em cheio... conclusão: dois ossos quebrados quase um óbito,vale apena ter um pouco de paciência!

    ResponderExcluir