sábado, 16 de julho de 2011

POR POUCO ... MUITO POUCO!



Taí um bom vídeo para falarmos de direção defensiva.

Primeiro vamos ver o que o cara fez de errado. Nao da para ter certeza sobre a velocidade em que ele trafegava; A pista larga, reta e com várias faixas permite certa velocidade. Talvez estivesse acima do limite mas não da para ter certeza.

Êrro mesmo, por falta de uma visão de direção defensiva, ele teve ao não dimunuir a velocidade ao ver a movimentação do caminhão lá na frente. Preferiu dar uma olhadinha para a direita e mudar de faixa, sem desalelerar. A fração de segundo em que olha para o lado foi suficiente para que ele só visse a manobra do caminhão para a direita muito em cima e tomasse um bom susto.

O segundo êrro foi na frenagem; o cara apavorou-se e sentou a bota no freio traseiro. Possivelmente pararia ou poderia tentar um desvio ao aproximar-se do caminhão. Mais uma vez, demonstra que não estava atento ou preparado para agir numa emergência. Errou antes por não prever e na hora ao agir afoitamente.

Mas também podemos aprender algo de bom com nosso piloto do dia. Os equipamentos, especialmente as boas luvas, ajudaram bastante a minimizar o estrago. Assista novamente imaginando uma luvinha cninfrim ou mesmo sem luvas. Doeu só de pensar, né?

No mais, o cara teve muita sorte, pois o caminhão parou no milímetro exato. O pé do motociclista chegou a ficar preso, mas soutou-se facilmente; mais 5cm que o caminhão andasse e seria trágico.

Diante de qualquer movimentação o motociclista sempre deve ter uma postura defensiva e cuidadosa. Na maioria dos casos uma cena como a deste vídeo seria tão trágica que eu nem poderia por aqui.



Um comentário:

  1. Esse é um problema de quem usa moto esportiva, com alta cilindrada... Muito em bora os pilotos em geral devem ficar atentos ao excesso de velocidade também.

    ResponderExcluir