domingo, 31 de julho de 2011

INTERAÇÃO E BOM SENSO SÃO FUNDAMENTAIS



Aldo Tizzani

O foco principal da Semana Nacional de Trânsito 2010, que vai até 28 de setembro, é a correta utilização do “Cinto de Segurança e Cadeirinha” para crianças. Com isso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer ampliar a discussão sobre uma maior segurança dos passageiros que estão alocados no banco traseiro dos automóveis. Assim, o uso do cinto de segurança e a utilização da popular “bebê conforto”, cadeirinha ou assento de elevação, pode reduzir drasticamente as chances de lesões graves no caso de uma colisão.

Mas nossos governantes e legisladores esquecem que os veículos de duas rodas também transportam passageiro: o garupa. E esse “passageiro” da motocicleta também pode contribuir para uma condução mais segura e, até mesmo, ajudar a prevenir pequenas quedas e acidentes.

Para José Luiz Terwak, gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), que fica em Indaiatuba (SP), o garupa tem que ser uma espécie de copiloto, já que ele sente, praticamente, as mesmas sensações do piloto – vento, inclinação da moto, aumento do giro do motor e frenagens. “Sempre com muita atenção, este coadjuvante deve interagir com as reações do piloto e da moto, porém sem atrapalhar as ações do condutor”, conta José Luiz, dizendo que o tema garupa é abordado já no curso básico de pilotagem realizado na unidade Honda em Indaiatuba (SP).

Assim, como deve ser a atitude e o comportamento do garupa sobre a moto? Confira abaixo o bê-a-bá da segurança motociclística:

1. Sempre que subir ou descer da moto, o garupa deve comunicar ao piloto. Já que nesta simples operação os tombos são mais freqüentes. Ainda mais em pisos irregulares ou com a moto transportando bagagem.

2. Quando parar a moto, não colocar os pés no chão, pois em vez de ajudar, só atrapalha, já que desequilibra o piloto.

3. Sobre a moto use sempre roupas adequadas: capacete fechado, luvas, botas e jaqueta. Detalhe: a jaqueta deve ter áreas com tecido reflexivo e bolso com zíper.

4. Deixe os documentos, cartões de banco/crédito e dinheiro sempre no bolso da jaqueta. O pagamento de pedágios é uma das funções do garupa.

5. Nos dias mais frios use roupa térmica, chamada "segunda pele". Assim a garupa fica mais confortável.

6. Para se proteger do frio, a garupa pode usar uma balaclava ou protetores de pescoço.

7. Outra questão é o sono. A garupa não pode nunca cochilar ou dormir sobre a moto.

8. No dia a dia ou em viagens, capa de chuva é fundamental.

9. As mulheres devem estar sempre com os cabelos presos.

10. Sapato aberto nem pensar.

11. O garupa não deve vestir cachecóis, lenços ou roupas que fiquem tremulando ao vento, já que podem se prender na roda traseira ou no sistema de transmissão.

12. Evite falar ou sinalizar em curvas ou ultrapassagens. Quem “manda” na condução da moto é o piloto.

13. Com a moto em movimento evite movimentos bruscos ou fazer pose para a máquina fotográfica ou filmadora. O tal “filme eu!” pode desequilibrar a moto e causar um acidente.

14. Nas frenagens e nas acelerações, o garupa deve apoiar-se nas alças da moto e não no piloto.

15. Outra opção para frenagens bruscas é o garupa “abraçar” com as pernas o piloto para também não forçar demais os braços nas alças.

16. O garupa deve acompanhar a inclinação do piloto nas curvas. Assim, a moto contorna a curva mais suavemente.

17. Em alta velocidade, o garupa tem que “colar” o corpo no piloto. Em motos esportivas, o garupa também tem a possibilidade de apoiar as mãos no tanque de combustível.

18. Em deslocamentos acima de 80 Km/h, fica difícil falar com o piloto. Até porque não é permitido rodar com a viseira aberta. Uma opção são os intercomunicadores instalados no capacete.

19. Outra dica é calibrar o pneu da moto para o transporte do garupa.

20. Respeitar a idade mínima do garupa – 7 anos.



Fonte: Equipe MOTO.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário