segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FALANDO SOBRE "BATISMO"

 
Batismo ou juramento... bom, nós preferimos usar o termo juramento. Batismo significa por si só, renascimento. E na verdade não queremos ninguem renascido, pelo contrário, queremos pessoas que tenham vivencia, experiencia e a certeza do que estão fazendo, para somar. Atualmente com a perda de identidade dos Motoclubes, tornou-se popular a expressão "batismo de novo membro", quase sempre feito em eventos, muitas vezes aproveitando eventos de outros grupos.
 
O juramento de um membro, é o unico momento onde a seriedade absoluta impera num clube tradicional. Isso porque, o recebimento de um novo integrante que a partir de então, se transforma em irmão, é motivo de alegria sim, mas tambem de apreensão. Embora um novo membro jamais seja aceito antes de aproximadamente dois anos, permanecer como aspirante, conhecendo o clube, seus costumes, sua historia e superando todas as dificuldades que lhe são impostas para que desista da ideia, ainda assim, somente após estar dentro, poderemos ter a certeza de sua lealdade e tambem do aumento da nossa responsabilidade com mais um membro na familia.
 
Existem varias opções ritualisticas para um juramento, sendo que cada clube tradicional mantem sua propria linha de conduta para tal ato. Boa parte utiliza o juramento de sangue, a partir de onde, todos realmente se tornam irmãos, de maneira unica e perene. O juramento de um novo membro é uma ação unica e uma vez revestido com as cores do clube, será para sempre. A possibilidade de desistencia, vai até o momento do juramento, quando lhe é perguntado pela ultima vez, se esta consciente do que esta fazendo e se aquele é realmente seu desejo. Dito sim, ele sabe que aquelas cores carregará até sua morte. É obvio que existem situações pré estabelecidas por cada Clube que possibilitam a saída de um membro ou a mudança de situação, como por exemplo, um membro que deseja fundar um novo clube, e então, uma vez tendo sido concedida permissão, se tornará um afilhado do seu antigo clube, surgindo um novo clube que manterá as tradições do original. Os ritos adotados para juramentos, são mantidos em segredo em cada Clube, sendo somente de conhecimento dos membros e fazem parte do secretismo dos clubes.
 
 
Via de regra, um juramento é dividido em duas partes, sendo o ritual da ação propriamente dita, e a comemoração do fato. A ação principal, ou o juramento, é feito somente com a participação dos membros efetivos, sem a presença de "prósperos" ou de qualquer outra pessoa, sejam familiares ou convidados. Nessa fase, cada clube tradicionalmente tem sua propria maneira de agir e não cabe e nem poderíamos aqui divulgar. Em seguida, quase sempre, numa segunda parte, ha uma comemoração e apresentação do novo membro, quando então sim, são reunidos os familiares e convidados, além dos clubes considerados irmãos para juntos festejarem o fato. Esse tipo de comemoração é tambem fechado, porrem, extensivo aos convidados. Jamais é feito em eventos publicos ou de outros clubes. Um juramento só é feito, após o então aspirante ter absoluta certeza de que aquilo é o que quer para si, que aquela filosofia pela qual lutará sempre, pois a cada passo dado no sua ascensão ao clube, terá sempre oportunidades de voltar atrás e desistir.
 
Vamos especificar mais detalhadamente, dentro daquilo que podemos falar a respeito , sobre nosso juramento, do Black Horse: Uma vez aprovado na fase inicial e ciente do que lhe espera, o futuro membro tem então sau data de juramento marcada, em tres etapas, sendo a primeira a travessia do Cuyrahoga. O Cuyahoga River faz parte da nossa historia desde nossa primeira formação e sua simbologia identifica a mudança, a transposição e a superação de cada um em função de todos os demais. Atravessa-lo simbolicamente, identifica a disposição consciente do membro, sabendo que a correnteza levará aquele momento, sem volta, sem retorno. É a certeza de que será uma ação sem volta. Após a cerimonia da "travessia", é então procedido o juramento propriamente dito, sobre o qual nada podemos detalhar. Ja devidamente vestido com as cores do Black Horse, o novo membro escolhe então a data para a comemoração, que pode ou não ser no mesmo dia, quando alem dos membros efetivos, os aspirante se houverem, as familias, os clubes afilhados e os clubes irmãos são convidados a participarem. É nessa oportunidade que o novo membro é oficialmente apresentado e a família (esposa, filhos, dependentes diretos) são informados oficialmente da responsabilidade do clube para com eles.
 
 
Durante a comemoração é tambem marcado o encerramento dessa fase, que só estará completa após a primeira viagem do novo membro com o Clube, que necessariamente terá que ser um percurso de 357 kms, correspondentes a distância percorrida pela primeira formação do Clube com seus tres fundadores em novembro de 1 977. Como podem observar caros leitores, ha muita diferença entre o que é, e o que vemos atualmente. Não diria que é errado ou certo, apenas que ha uma grande distancia entre Motoclube e motoclube, distancia essa que a cada dia mais longe fica um do outro. Felizmente muitos tradicionalistas procuram manter a história viva em seus Clubes o que é garantia de que nem tudo irá se perder no futuro proximo.
 


Fonte e texto: www.blackhorsebr.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário