segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CLUB, GANG OU LIFE MAGAZIN

Titulo estranho né? Mas é isso mesmo. Nenhum Motoclube é obrigado a existir, mas em existindo, torna-se obrigatório, a no minimo conhecer a história. Assim não sendo, acaba se tornando apenas mais um grupinho que se reune, coloca um desenho ans costas e nada mais.

É na historia que se encontra respaldo para um Motoclube, pois somente buscando seguir pelos caminhos dos que nos precederam, conseguimos encontrar o prazer que nos legaram.

Uma vez , ha muito tempo atras, alguem me perguntou porque na nossa "Garage" , havia uma foto da Revista Life de 1947, com uma faca encravada nela, com a palavra " damn" pichada sobre ela.

Pois bem, quem conhece a historia do motociclismo sabe do evento de Hollister - CA, quando na verdade os clubes se revoltaram contra a opressão da época. Isso não ocorreu porque fossem bandidos, mas sim, porque sua forma de ser incomodava a sociedade da época, a começar pelas suas proprias roupas. Imaginemos uma época onde os homens usavam calças largas e paletós e de repente surgem aqueles caras com roupas justas, de couro, barbas por fazer, bebendo na rua ( coisa inadmissivel na epoca). É obvio que a marginalização veio imediatamente, tornando-os praticamente execrados de qualquer possibilidade de convivio social. Os bares fechavam antes de sua chegada e em alguns pontos chegavam a fechar as ruas para que não pudessem passar. Eram figuras não queridas no convivio "social". O povo de forma geral, os tolerava, pois na grande maioria eram ex militares, e havia uma divida de gratidão da população para com eles, porem, as autoridades ( Policia) e os comerciantes, se achavam guardiões dos bons costumes e da moral, davam forças para qualquer ação contra os "desordeiros".

A revolta dos motoqueiros, nada seria, não fosse o apoio incondicional da mídia, que usou disso como meio de promoção e de sensacionalismo. Grandes manchetes começaram a ser estampadas sobre o "fim de semana negro", quando os revoltados "destruíram" Hollister.

Após o evento tudo teria ficado para tras, não fosse a intervenção da AMA que se sentiu na "obrigação" de encontrar e denunciar "um" culpado..citando então o pessoal do Bastards, numa forma de provar que não se podia culpar todos, pois apenas um fora responsável.

Bem, o fato aconteceu, a revolta houve, a acusação foi feita pela AMA, a imprensa sensacionalista teve seus dias de glória, e tudo teria sido deixado de lado, não fosse o fato da foto publicada em seguida na revista Life, que estampou na capa, um motoqueiro com uma garrafa de cerveja nas mãos, entre varias garrafas espalhadas no chão...Essa foto foi a gota d'água que faltava para transformar todos os que andavam sobre duas rodas, em marginais.

Life Magazin - Julho 1947

A população de forma geral, leitora da Life, passou a ver todos como uma afronta as "moralidade americana", muito pior que bandidos ou assassinos. Esse fato praticamente dividiu a historia do motociclismo e do clubismo.

Sabe-se que o primeiro Motoclube que se tem registro na historia, era feminino, as Motormaids, bem anterior ao Hells (1947) e até mesmo ao Outlaws (1936) e os varios que as seguirão, mantiveram caracteristicas semelhantes, até o final da segunda guerra, quando a sucessão de eventos culminou com o fatod e Hollister.

A partir de então, os clubes foram se fechando cada vez mais, criando regras diferenciadas para cada tipo de irmandade, buscando alternativas para existirem e tendo que impor seu lugar na raça, pois a capa da Life, levara a America inteira o que era um motoqueiro.

No Brasil, os motoclubes chegaram com a ideia importada,e seguiam basicamente os mesmos principios, porem, e ao final da segunda guerra, enquanto na America tudo isso acontecia, aqui os poucos MCs se readaptavam a realidade brasileira, optando por se tornarem mais associativos, começando a distanciar-se de suas origens americana, traçando uma nova historia.

Por essas e outras, é que nos, do BHB, achamos que vale a pena preservarmos a historia. Pelo sacrificio dos que nos precederam e até pelo que nós mesmos passamos na decada de 70, e nos sentimos atingidos sempre que vemos desavisados brincando de motoclube, alterando as simbologias, criando desenhos de brasões, enfim, jogando na lama o que foi conquistado a duras penas pelos antecessores.


Fonte: Black Horse Brazil MC

Nenhum comentário:

Postar um comentário