segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MADEIXAS LOIRAS PARA CUSTONS VERMELHAS

Caros amigos incidentais, companheiros de jornada, amigos de moto clube, usuários de veículos de duas rodas, gente diversa e versada em discutir sobre como desfrutar da motocicleta (e de como consertá-la, às vezes), das viagens, dos relacionamentos em grupo, e de nós, que driblamos os problemas da vida pilotando e fazendo parte da paisagem, bem vindos à vida.


Gostaria de fixar, na mente de quem está lendo este texto, a imagem de uma mulher loira no controle de uma custom vermelha. Ou talvez de uma amazona, com as madeixas ao vento, cavalgando em um puro sangue. Digo isso para poder prender a atenção das pessoas ao falar da ascensão de uma grande guerreira, uma das esforçadas criaturas que recebem a proteção do Controlador do Universo.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, finalmente pode-se dizer que ela encontrou o seu lugar dentro do universo dos moto clubes. Não que fosse necessário, para ser a grande motociclista que é, um colete fechado, mas dessa forma ela passa a representar um grupo forte composto de mulheres nas mesmas condições que ela.


Tive algumas oportunidades de viajar ao lado dela, inclusive de irmos ao Maceió Cycle 2011, ambos com o motor amaciando. Foi uma viagem muito boa ,e não foi só porque o percurso é muito bonito (menos o trecho da estrada em Catende, onde percorremos três quilômetros e meio de estrada esburacada, disputando os pequenos trechos de asfalto com os caminhões).

Agora entendo sua ascensão como um presente tardio e mais que merecido. Parafraseando as palavras do seu padrinho: “como motociclista, ela não deve nada a ninguém”, e eu diria que como ser humano - já que ser motociclista é só uma faceta do ser - ela não deve nada a ninguém. De verdade.


Lane é só uma das muitas mulheres que se encontraram no uso dos ciclomotores, descobrindo e sendo descobertas pelo motociclismo e motoclubismo, antes restrito apenas aos homens. Só me resta agora ratificar a alegria de fazer parte do mesmo universo, de ser um dos seus companheiros de viagem.


Só me resta desejar que você tenha uma longa estrada pela frente, grande deusa nórdica, e que em alguns momentos dessa longa estrada eu possa estar ao seu lado, admirando e fazendo parte da paisagem, essa é a magia de ser motociclista.


Joel Gomes com a colaboração de Cleyton Silva e Rafael Henrique – acadêmico das ciências sociais, motociclista, colaborador e membro do Brokk MC, como presente para a mais nova motociclista escudada de Recife, para o blog Os Sem Fronteiras (jotagomes@gmail.com)

2 comentários:

  1. Transcrito do Facebook:
    Lane Santos: Amei cada palavra amigos! Obrigado pela homenagem ,sem dúvida alguma vc's fazem parte de cada Km que rodo pelo mundo a fora, e vamos curtir juntos muitas e muitas estradas e apreciar cada minuto da nossa amizade que será eterna! Amo vc's.
    há 53 minutos via celular · Curtir

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiros amigos deveriam se chamar irmãos. Porque os verdadeiros amigos gostam de você do jeito que você é, com todos os seus defeitos, qualidades, assim como sua família. Esses que estão com você em todos os momentos da sua vida; perdoam seus atos; riem das suas besteiras; te alertam sobre seus erros não te julgam; não te questionam; sempre te perdoam; te ensinam coisas novas, novos horizontes, novos pensamentos; te modificam, e se deixam modificar por você, para melhor, sempre um completando o outro; não saem do seu lado, não importa o que você faça. É um sentimento recíproco. Tomam um pedaço no seu coração muito rápido, não importa por quanto tempo. E conforme o tempo você percebe quem são os verdadeiros amigos, aqueles que podemos chamar de irmãos. E posso afirmar que não é o tempo que faz eles serem verdadeiros, pois existem amigos que fazem muito por você em meses do que amigos de anos. Porém a vida é feita de fases, as pessoas mudam, sua personalidade muda, e seus amigos mudam. Os verdadeiros permanecem, isso porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. É por isso que destino existe, é por isso que as pessoas não se encontram por acaso. Não foi por acaso que conheci vc´s !!!!

    ResponderExcluir