segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A LENDA DO SINO GUARDIÃO - HARLEY DAVIDSON



Como muitos amigos sabem, fiquei mais de vinte anos afastado das Harleys. Mas, acabei retornando as origens e com isso, voltam todas as lembranças e historias que acompanham lenda Harley Davidson. Aqui no Brasil, poucas dessas lendas que entremeiam a historia da Harley, circulam entre os motociclistas, e uma das mais respeitadas nos Estados Unidos é a lenda do Sino Guradião.

Na antiga América, na época dos pioneiros, eram muito comuns os assaltos às carruagens, seja por bandidos ou pelos indios. raramente uma carruagem cruzava os campos sem que tenha sofrido varios assaltos e perdido varios cocheiros assassinados.

Porem, havia uma. Uma única carruagem que conseguia circular com valores e/ou passageiros sem jamais ter sido molestada, fosse pelos bandidos ou pelos indios. Os Sioux e os Navajos, defendiam bravamente seus territorios, não como assassinos como muitas vezes são retratados por historiadores, mas apenas para defender suas proprias vidas da invasão do homem branco.

Sendo altamente espiritualizados, usavam chocalhos de ossos nos pés, cujo som ao caminharem, despertava o interesse e a proteção dos deuses, fazendo com que os maus espiritos se afastassem apenas ao ouvir o tilintar dos ossos. Em suas orações antes de uma jornada, sempre pediam alem da proteção aos deuses, para que não "caminhassem mais rapidos do que seus protetores os pudessem acompanharem". Voltando as carruagens, essa que conseguia passar sem ser molestadas, tinha em seu comando, um cocheiro que era filho de indios, em cuja carruagem, em local alto e visivel, pendurava o chocalho de ossos, de forma que o som se propagasse, e todas as tribos respeitavam isso, assim como os bandidos que temiam esse som. Com o passar do tempo e acolonização aumentando, os chocalhos foram substituidos por pequenos sinos de metal, cujo som, mais alto e mais claro, agradavam aos deuses e assustavam os espiritos e perigos das travessias, sendo quase obrigatorio em todas as carruagens.

Anos passaram e as motocicletas começaram a surgir como um veiculo assassino, ceifando centenas de vidas, principalmente nas regiões montanhosas e íngremes onde se aventuravam. Até que um dia, sem data precisa, um motociclista resolve fazer uma grande viagem, através das montanhas de Salt Lake City. Região perigosa, desértica, onde todos os riscos eram acentuados e onde mutos motociclistas tinham perdido a vida. Recebeu de presente, um pequeno sino, parecido com os usados nas carruagens, e o pendurou em sua Harley antes da partida. E assim ele seguiu pelas montanhas, numa viagem historica, retornando em perfeita segurança, sem que nada lhe tenha acontecido. Realtou que o som do sino jamais o deixava sentir-se sózinho e ele acreditava que pelo som, seu protetor se mantinha junto dele o tempo todo da viagem, e isso lhe propiciara tranquilidade e a ótima viagem que fizera. Desde então tornou-se habito entre os motociclistas, presentear-se os amigos, com o sino, para que todos estivessem protegidos em suas estradas.

Hoje, os sinos tomaram formas diferentes, com relevos que vão desde uma Harley, até caveiras, anjos, formas geometricas, etc..mas o simblismo reside no som emitido por ele. O Sino Guardião, deve necessariamente ser ganho e deve ser dado apenas àqueles que consideramos amigos mesmo, pois não é meramente um acessorio de decoração. Junto com o Sino Guardião, vai parte do espirito , da historia e da lenda, daquele Harleyro que com coragem e determinação iniciou essa tradição. Até os dias de hoje, o primeiro e mais importante presente que se pode oferecer a um amigo, cuja moto seja uma Harley Davidson, é dar a ele o Sino Guardião, que deve ser preso a moto e acompanha-lo por onde for, seja a vista ou em local não visivel da moto. Assim começou a historia do Sino Guardião, lenda que todo harleyro deve conhecer.


Fonte: Black Horse Brasil

Um comentário:

  1. Eu gostaria que tivéssemos mais histórias assim, num contexto brasileiro...

    ResponderExcluir