segunda-feira, 7 de maio de 2012

A TENTATIVA DE FUGIR DOS CLICHÊS E DAS EMOÇÕES TARDIAS

Caros amigos, companheiros de jornada, amigos irmãos de motociclismo e moto clube, usuários de veículos de duas rodas, gente diversa e versada em discutir sobre como desfrutar da motocicleta, das viagens e dos relacionamentos em grupo, e de nós que driblamos os problemas da vida andando de motocicleta, salve.

A maioria das vezes em que escrevo é por solicitação de alguém. A minha experiência em textos para internet não me transforma automaticamente em um expert, mas denuncia que posso escrever sobre as coisas ao meu redor com uma moderada facilidade. Mas dessa vez queria fugir dos clichês comuns da escrita.


Depois de uma grande espera, muitos contratempos, conseguimos finalmente completar a nossa família sem perder nenhum irmão. O ultimo artífice de nossa tertúlia aguardou pacientemente a sua promoção, e quando esse momento chegou, me foi solicitado um discurso. E como não sou um gênio da oratória, preferi escrever. A noite era de festa, estava muito ansioso que essa última promoção acontecesse, na verdade eu precisava que isso acontecesse.

Era importante também que, mesmo estando escritas as minhas palavras fossem suaves, carinhosas e não passasse uma emoção que verdadeiramente não sentisse, ou seja, não soasse um discurso magoado. As magoas passaram e olhar o passado só me deixa orgulhoso, então, eu transcrevo abaixo o que pronunciei:

Boa noite a todos,
Somos animais políticos, e como tais, nos reconhecemos uns nos outros. E eu só me reconheci motociclista no momento em que conheci e passei a fazer parte desse seleto grupo. Porém, a razão pela qual eu fui escolhido para falar hoje vai além e passa pela nossa afirmação enquanto grupo, pela nossa resistência diante das dificuldades, pelas nossas decisões baseadas no amor e no perdão e deságua no crescimento pessoal proporcionado a quem faz parte dessa família. Acredito que quando o universo se desorganiza, posto que está em movimento constante, o Criador acerta o compasso, fazendo com que as pessoas que pratiquem boas ações deem certo. Hoje, o pensamento e as ações positivas de alguns de nós contribuíram para que o nosso equilíbrio se mantivesse, unindo todos os que lutaram e lutam para o nosso grupo existir. E eu tenho orgulho de estar aqui também.

Obrigado.


O que eu precisava falar sobre a promoção do meu amigo estava nas entrelinhas, e só os antigos que viveram o momento entenderam o que eu quis dizer. A mim só restou uma sensação de alívio, uma paz que estava dentro de um livro que acabou de ser aberto.



Texto: Joel Gomes – acadêmico das ciências sociais, motociclista, colaborador e membro do Brokk MC, para o blog Sem Fronteiras.

Um comentário:

  1. Joel voce falar ou melhor escrever que nao é bom em oratoria, cara voce fala pelos cotovelos rsrsrs.
    Renato Ninja

    ResponderExcluir