terça-feira, 4 de outubro de 2016

COMO ESCOLHER A LUVA IDEAL?


A preocupação com a segurança ao pilotar uma moto tem feito aumentar consideravelmente o número de motociclistas que utilizam capacetes de qualidade, jaquetas e calças de proteção. Mas, muitos ainda se esquecem de um importante item: as luvas!

Apesar de ser ignorada por diversas vezes, as luvas estão em segundo lugar na escala de importância, logo atrás do capacete.

Por ser uma região com movimentos delicados e de muita flexibilidade, um grave dano nas mãos e dedos se torna de difícil recuperação a ponto de provocar sequelas irreversíveis.

Além de questões de segurança, outro motivo para usar as luvas é o conforto. Sem elas, rapidamente o motociclista ganhará calos nas palmas das mãos e dedos.

É por isso que hoje viemos lhe dar algumas dicas de como escolher a luva ideal:

Costura: é ideal ter costura dupla. Esses modelos são mais resistentes no caso de abrasão.

Ventilação: alguns modelos possuem entradas de ar na parte de cima dos dedos. Isso ajuda muito em regiões mais quentes ou no verão.

Fechos: luvas de couro e cano longo, normalmente têm dois fechos de velcro. O maior serve para ajustar o cano no diâmetro do casaco e o segundo é uma tira que serve para segurar as luvas nas mãos. Ela é muito importante pois impede que a luva caia em caso de abrasão no asfalto.

Conforto: escolha uma luva que permita flexibilidade nas mãos e não comprometa a sensibilidade dos dedos. Luvas específicas de moto velocidade possuem uma ligação que prende o dedo mínimo ao anelar, isso é para evitar uma lesão no dedinho, já que ele é o mais frágil de todos.

Proteções: verifique se a luva possui proteção na palma da mão, na parte superior e nos dedos.... O segundo passo é determinar o tipo de uso. Que podem ser basicamente estes:

Urbano/fora-de-estrada: quem roda quase exclusivamente na cidade pode escolher uma luva curta e de tecido. Elas oferecem boa margem de proteção com a vantagem de serem ventiladas.

Estrada: para mais conforto o ideal é uma luva de couro de cano longo. O cano da luva deve ficar por cima do punho do casaco para evitar que o vento entre pela manga!

Competição/esportiva: para quem usa motos de alto desempenho ou costuma praticar track-days em autódromos, a luva deve ser a mais profissional possível, com costura dupla, proteções de material sólido no punho e por cima dos dedos. Não são baratas, mas custam bem menos do que enfrentar um acidente!

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