segunda-feira, 1 de junho de 2015

SEM HABILITAÇÃO

 
Os acidentes de moto superam o caráter de epidemia no estado. Epidemia devido ao número - crescente nos últimos anos - de mortes, de pessoas feridas e da ocupação dos leitos hospitalares.
 
Por trás dessa tragédia, também está o desrespeito às regras do trânsito, o que pode ser mensurado em parte pela quantidade alarmante de motoqueiros sem a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH).
 
Dados do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto apontam para mais de dois terços das vítimas hospitalizadas sem a CNH. Ou seja, vítimas que jamais tiveram treinamento e, portanto, desconhecedores de normas básicas de comportamento no trânsito.
 
Preocupante, em meio à epidemia, é a prevalência do entendimento, de grande maioria, de que para se conduzir uma moto bastam habilidade manual e rapidez de reflexos.
 
Ao pensar assim, as consequências no trânsito não poderiam ser outras senão zigue-zagues de adolescentes e adultos em ruas e rodovias empilhadas de carros. Eis uma das portas para a epidemia de feridos e mortes.
 
Texto: Jaílson da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário