quarta-feira, 25 de junho de 2014

SITUAÇÃO DIFICIL QUANDO SE DEPENDE DE UM MECÂNICO

 
Ultimamente tenho observado, principalmente com alguns amigos que dependeram de mecânicos para suas motos, o calvário que está sendo. Além de não serem fáceis de serem encontrados, parece que esta havendo um surto entre os mecânicos, quando a razão e a coerência deixaram de existir. Estão ocorrendo verdadeiros assaltos ao indefeso cidadão que depende deles, até mesmo para apertar um simples parafuso.
 
Claro, com o volume maior de motos de alta cilindrada no mercado, ha uma tendencia natural de aumentar a busca pelos profissionais. Estes por sua vez, criaram cifrões nos olhos, e cobram pela moto e não pelo trabalho.

Infelizmente, a diferença econômica entre os proprietarios, gerou um fator negativo, pois, com o "tipo" bem brasileiro, aquele que tem um poder aquisitivo maior, faz questão de jogar dinheiro fora, principalmente para "mostrar" que tem. Em contrapartida o menos favorecido, acaba tendo que arcar com o ônus do exibicionismo dos primeiros. Isso se reflete desde a venda de acessórios, até a prestação de serviço de mão de obra.

Situações absurdas estão acontecendo, chegando ao ponto de um amigo pagar 280 reais para trocar um pneu de sua moto. Sim, tirar um e colocar outro numa HD.
A justificativa do mecânico foi o trabalho que da, mas ora, se assim for então imagine a que preços chegariam os demais trabalhos de profissionais das mais diversas áreas.
No quesito peças e acessórios, médias de lucros em torno de 250 a 350 por cento, tornou-se normal. Qualquer barra de ferro, que tenha recebido um cromo por cima, passa de seus 10 ou 15 reais, para 350, 400 ou 500 reais.

Um coisa interessante, é que os mesmos que oneram a situação, os exibicionistas, são os que se mais se arvoram em criticar o comercio de peças roubadas. Ora, são eles quem criam a situação para que isso prolifere. Eles geram isso.

Se todos começassem a exigir uma cobrança justa, deixando de fazer o serviço ou de comprar a determinada peça, forçariamos o retorno aos padrões de uma normalidade aceitável.
Infelizmente o assalto que sofremos nos mecânicos e nas lojas de acessórios, tendem a aumentar, pois o maldito vicio do brasileiro de "levar vantagem em tudo", é um câncer incurável.
 
Por conta de alguns, todos pagamos, aliás, como várias outras coisas nesse brasilzão.
Orçamentos de mão de obra, chegam ao absurdo de custarem o equivalente a 30 ou 40 e até 50 por cento do valor da moto, como tenho visto recentemente, e muitas vezes por serviços nem tão confiáveis.
 
Dificil..cada vez mais dificil ser honesto nessa terra....
 
 
Texto: black horse brasil mc

2 comentários:

  1. Até mesmo montadoras fazem isso: vendem uma moto com preço acessível, mas se você for fazer um grand conserto, será mais vantajoso comprar uma moto nova. É a obsolescência programada nos atingindo de cheio.

    ResponderExcluir
  2. E verdade, fico me perguntando porque uma bateria de uma moto e mias cara do que um carro?? Alguém sabe a lógica ?

    ResponderExcluir