segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VIAJAR NÃO É SÓ CAIR NA ESTRADA!



Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir os riscos da estrada é inspecionar sua moto antes da viagem. Isso vai levar poucos minutos, mas pode fazer a diferença entre um passeio legal e um programa de índio. Fazendo você mesmo a manutenção básica da moto, você economiza tempo e dinheiro, desde que sejam respeitados os limites entre o que você pode fazer e o que requer auxílio especializado.

Consulte o manual de sua moto e, em caso de dúvida, procure uma oficina especializada.

Eles são a base de uma pilotagem segura.Rodas & pneus

Inspecione os aros para ver se não há amassados ou trincas. Certifique-se de que os raios estejam alinhados e firmes.

Verifique a pressão dos pneus diariamente, se você está em viagem. Consulte o manual da moto para ver a pressão correta de cada pneu.

Verifique os pneus e remova qualquer objeto que esteja preso nos sulcos. Verifique o desgaste dos sulcos e troque os pneus, caso eles apresentem menos da metade de sua profundidade original (menos de 1mm). Certifique-se de que a borracha não apresente rachaduras, cortes ou evidência de danos que possam comprometer a segurança.

Certifique-se de que não há folgas excessivas nos manetes, que os cabos não apresentam falhas ou desfiamentos e que todas as alavancas e pedais operam de forma precisa e suave.

Verifique se o fluido de freio está no nível correto e se não há vazamentos de óleo. Aperte o freio da frente e empurre a moto – ela não deve se mover. Repita a operação com o freio de trás.

As pastilhas de freio podem ser inspecionadas visualmente com o auxílio de uma lanterna. Consulte o manual de sua moto para verificar a espessura mínima das pastilhas.

Elas são parte importante para a sua segurança na estrada.Luzes

Verifique o correto acendimento dos farois, dos indicadores de direção (setas / pisca-pisca), da lanterna traseira e da luz de freio sempre que for usar a moto. Consulte o manual para ver o tipo correto de lâmpada, em caso de substituição. No caso da troca da lâmpada do farol, siga as instruções do manual para o seu correto alinhamento.

Importante!Não se esqueça de testar, também, a buzina!

Eles têm a função de garantir a vida útil do motor de sua moto.Óleo & água

Verifique o nível do óleo do motor, conforme as instruções do manual da moto. Observe sempre os intervalos corretos de troca de óleo e filtro de óleo. Consulte o manual do fabricante e utilize sempre o óleo recomendado por ele.

Se sua bateria utiliza água, você irá prolongar a sua vida útil se mantiver os níveis de água adequadamente.

Alguns modelos de motocicleta são refrigerados a água. Certifique-se de que o radiador está no nível correto e a água esteja limpa.

Certifique-se de que não há nenhum vazamento de óleo, combustível ou fluido hidráulico.

Ela é a chave de sua segurança.Estrutura

Verifique se não há trincas, fissuras ou mesmo rachaduras e amassados no chassi.

Verifique se a suspensão dianteira não está macia ou dura demais e se não há vazamentos de óleo nas bengalas. Repita o procedimento com o (s) amortecedor(es) traseiro(s). Consulte o manual da moto para efetuar ajustes, conforme a carga que você vai levar e seu estilo de pilotagem.

Verifique a tensão na corrente (ou correia de transmissão).

Eles são o apoio para seus pés e para sua motocicleta também.Suportes & pedaleiras

Verifique se não há rachaduras ou amassados nos descansos e que as molas têm tensão suficiente para mantê-los no lugar durante a viagem. Um descanso frouxo é um perigo na estrada.

Verifique se suas pedaleiras e as pedaleiras do garupa estão em boas condições de uso e segurança.

E... finalmente ...

Lembre-se: os objetos que você vê pelo espelho estão mais perto de você do que parece.Finalmente...

Verifique se os espelhos estão corretamente posicionados e limpos, para que você tenha uma visão correta e segura. Preferencialmente, ambos os espelhos devem ser posicionados para mostrar um mesmo objeto que esteja a cerca de 10 metros, atrás de você, no canto esquerdo do espelho direito e no cando direito do espelho esquerdo.

Boa viagem !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário