quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PIÃO, COROA, CORRENTE (RELAÇÃO)


Conjunto coroa e pinhao trabalhe "forcado". Troque o conjunto todo se preferir compre da marca Rifell (fabricada no SUL do pais)em primeiro lugar e em segundo VAZ pois a VAZ andou avacalhando com a qualidade de seus produtos o que faz durar bem menos. Utilize a corrente DID Daido ou Regina que sao as melhores do mercado.

Não custa nada lembrar: Limpar a corrente pelo menos uma vez pela semana (aquele sábado de manhã, cedinho, antes de sair pra dar o rolê ou então naquela horinha reservada pra lavar a moto). Uma escova de dente, alguma chave (pra abrir a tampa do pinhão, varia de moto pra moto) e querosene. Abra a tampa do pinhão e com a ajuda do querosene e da escova de dente REMOVA TODA A SUJEIRA ou seja lá o que tiver no pinhão, corrente e coroa. Aproveite e avalie o estado do jogo. Caso algum componente esteja danificado, remova o conjunto inteiro.

1) Lave a corrente com querozene e pincel.

LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE:

Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!

2)Os melhores lubrificantes para correntes são os sintéticos, Motul chain lube, Bel Ray chain lube e Motorex. Eles tem ótimo custo benefício, reduzem o atrito, evitam umidade, não lambrecam a roda, são fáceis de ser usado e podem estar sempre com você nas viagens.


Lubrificando:

Varia de gosto a gosto, mas no mínimo lubrifique com óleo SAE 80 ou 90. Quem tiver grana pra comprar aquela graxinha amarela da VAZ ou graxa náutica, tudo bem, melhor ainda

O melhor é o SAE 90 mesmo... graxa é graxa e óleo é óleo (que profundo...)
As graxas são feitas com sabáo de lítio, sabão de cálcio ou sabão de molibdênio, servem para rolamentos, e outras coisas com folgas relativamente grandes...
Não devem ser usadas em correntes, por causa dos anéis O'rings existentes nelas... (a não ser aquelas correntes marca AITO - que não tem O'rings e são iguais as de bicicleta...)
O óleo 90 penetra melhor no interior dos Anéis, lubrificando o eixo existente nas correntes...
Que vai lambuzar a roda, vai, mas fazer o quê, é o melhor lubrificante (fora esses importados cheio de firula, claro...)

Pra saber quando trocar a relação vc deve cuidar o desgaste, geralmente na coroa dá pra ver melhor. Quando os dentes estiverem gastos, num formato de ondas ou muito pontiagudos.

Se não da mais pra esticar a corrente, a coroa e o pinhão ja devem estar com os dentes sem uniformidade.
Aconselho a trocar, pois uma relação ruim, pode lhe causar um tombo violento

Mudança da Relação:

Por exemplo: Se o Pinhão for 14 e a coroa 42 (42/14=3)
temos uma relação 3:1. (3 voltas do pinhão para cada volta da coroa)

Isso significa que aumentar 1 dente no pinhão é o mesmo que diminuir 3 dentes na coroa, e ficaria com a relação 2,8:1.

Agora, se vc diminuir a coroa em 2 dentes, terá uma relação pouco menos longa, 2,86:1.

E assim por diante. Com essa relação dá pra ter uma idéia do quanto se ganharia de velocidade final com uma relação mais longa (desde que o motor tenha força para manter o giro).
Se vc baixar uma relação 3:1 para uma relação 2,7:1, ganhará 10% em velocidade final. Se era de 140Km/h, passará à 154Km/h, no mesmo RPM do motor.

Importante: verifique se o motor tem uma folga na potência para diminuir essa relação, senão a moto fica com a relação mais pesada, e fica pedindo marcha quando se pega uma subida ou se anda com garupa

Dicas Site: www.morcegosdoasfalto.hpg.ig.com.br

14 comentários:

  1. OI minha mulher tem 120k eu 80, isso da 200k troquei o pinhao pra 16 dentes a moto ficou sem força e fazendo barulho de lata no motor, oq me aconcelham?

    ResponderExcluir
  2. boa noite amigos, tenho uma kansas 250cc e comprei uma relação da vaz , alguem pode me da uma dica de como efetuar a troca e os ajustes necessarios?

    ResponderExcluir
  3. anonimo você tem que colocar o pião de 16 dentes da cg 99cargo! o da titan não fica legal e faz esse barulho e com o tempo danificará ua moto!

    ResponderExcluir
  4. amigo na kansas 250cc é mais complicado, aconselhamos você ir num mecânico de confiança e até na loja mesmo onde você efetuou a compra eles devem fazer a colocação do produto!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, boa noite, minha moto tem feito um barulho estranho, a corrente em certos pontos fica apertada e em outros fica folgada, o que acredito ser a origem do barulho, alguem saberia me dizer se isso é questão de troca da relação?
    Ressalto que olhando a coroa não parece muito gasta, porem nao consigo regular a folga da corrente
    Agradeço qualquer retorno

    ResponderExcluir
  6. irmaos, me tirem uma duvida nesta foto a coroa tem 5 furos, comprei uma relação da Vaz e a mesma veio igual a da foto, com 5 furos, porem minha coroa tem 4 furos . afinal, quem ta errado?

    ResponderExcluir
  7. Isto é folga de corrente, geralmente a relação se troca com 15000km rodados ou mais se estiver entre esse km é bom levar no seu mecânico de confiança!

    a foto que ilustra a matéria é meramente ilustrativa não é de uma kansas ok! o da kansas 150 são com 4 furos mesmo! e essa marca que você comprou é a melhor que existe no mercado blz!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo esclarecimento da foto, foi uma infeliz conhecidencia

    Relato que a Vaz comeu mosca com a relação da Kansas 250cc, o kit feito pela vaz está Errado, pois a corrente mais curta e grossa e a coroa veio com 5 furos e contra 4 furos da coroa original.

    Segundo o representante, a Vaz recolheu os kit e estou aguardando uma solução.

    Se alguem tiver uma alternativa para a relação da 250 eu agradeço.

    ResponderExcluir
  9. ola amigos presisamos de equipar a guerreira mas naõ encontramos nada principalmente o afastador de alforge se suber de algum que serve na mesma estamos a procura ok abs ate.........

    ResponderExcluir
  10. Cara, você manda fazer um afastador de alforges laterais em qualquer serralharia de bairro porq se você comprar oela net ou em qualquer loja não saí por menos de 80,00 e você fazendo numa serralharia no maximo tu gasta 30,00 sacoiu, é um simples varão rsrs, mais se você quisser comprar mesmo assim é só ir no mercado livre e ver suportede alforgeslaterais pra kansas ok!

    ResponderExcluir
  11. vou falar com os membros que tem a kansas 250 pra ver a relação que melhor se encaixa com a sua moto e tem o melhor desempenho e amanhã post aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  12. olá, estou interessado em comprar uns alforges laterais para minha kansas mas aqui mesmo em recife, se alguém vender ou conhecer alguém que venda me passa o contato e o preço (se for o vendedor) ja com o suporte ok.
    meu e-mail jpsm21@bol.com.br
    valeus.

    ResponderExcluir
  13. AMIGOS TENHO UMA XR200R E NA BR A VELOCIDA NÃO É LÁ ESSAS COISA, GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR RELAÇÃO COROA/PINHÃO PARA UMA MAIOR VELOCIDADE E GOSTARIA DE COLOCAR UM TANQUE DE COMBUSTIVEL MAIOR,QUAL SERVIRIA?
    GRATO:
    João de Deus

    ResponderExcluir