quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

PORQUE GOSTO DE MOTOCICLETA!


Ninguém me pergunta se eu gosto de sorvete, de ver televisão, de dirigir carro... O que a moto tem de diferente ? O que o motociclista tem de diferente ?

Acho que temos a vontade que o mundo seja diferente. O motociclista gasta menos o mundo – e, com isso, sobra mais do mundo para os outros e para nós. Se existe diferença, é na capacidade de perceber que temos mais opções. Não existem caminhos impossíveis para um motociclista. Podemos ver de um jeito diferente, podemos ousar mais, podemos afastar-nos um pouco do rebanho.

Existe muita coisa no mundo que dá prazer, e andar de moto é uma delas. Quando ando de moto, sinto que formamos um único ser, perfeitamente integrado, com uma vontade única (quase sempre...). Na moto, a condução pode ser curtida a cada instante, e não faz parte de uma obrigação – a obrigação de ir trabalhar, de ir ao médico, de ir para a escola.

Como tenho a vantagem de morar um pouco mais afastada do Plano Piloto, aproveito a meia hora que levo até o trabalho para conversar comigo. Livro-me de telefone tocando, televisão dirigindo meus pensamentos, rádio, Cd, gente. O som do motor parece natural, e é engraçado como eu também me torno natural. Paralelamente os meus eus que conversam, exigem uma outra Fernanda, que é um animal (no sentido zoológico...). Integro-me de maneira total ao ambiente, alerta a cada movimento dos outros animais. Acho até que tenho a capacidade de adivinhar o que eles vão fazer. Não há passado nem futuro – só a atenção máxima, só o presente, uma coisa instantânea. E ainda há espaço para sentir mais a natureza – principalmente quando está chovendo e esqueço a capa em casa.

Os gurus da ciência da Administração e dos Departamentos de RH ainda não descobriram como as qualidades de um bom motociclista são perfeitas para a empresa. Onde achar alguém com maior habilidade em lidar com incertezas, de se manter intacto num ambiente muitas vezes hostil, completamente imprevisível – e ao mesmo tempo ser capaz de prever, de analisar em frações de segundo todas as variáveis envolvidas numa situação e tomar a decisão acertada ? No mundo do motociclista não pode existir a palavra erro.

Tenho a vantagem de passar por engarrafamentos com menor perda de tempo. Sempre acho uma vaga para estacionar em qualquer lugar – e é mais fácil achar uma na sombra. Só “pego” o sinal fechado uma vez – não sou obrigada a ficar naquela fila de carros vendo o sinal abrir e não dar tempo para eu passar. O os quebra-molas ? Lá perto de casa são onze, e passo de lado ou direto por cima (tenho uma XT600E). O preço da gasolina aumentou ? Não faz muita diferença.

Bom mesmo é andar de moto, e não ficar escrevendo sobre como é bom andar de moto. Tchau ! 


Texto: Fernanda Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário