quinta-feira, 2 de julho de 2015

PORQUE OS MOTOCICLISTAS USAM CAVEIRAS EM SEUS BRASÕES?


O que causa a ignorância..aí, alguém pega uma foto com um monte de caveiras, posta nas redes sociais e vira febre. O primeiro criou sem nada saber e outros sabendo menos ainda se encarregam da divulgação e compartilhamentos.

E o pior, não contente em criar e postar a foto ainda criou um slogan, mudando completamente uma história: " motociclistas usam caveira porque é símbolo de igualdade".

A caveira, tem diferentes interpretações em vários segmentos. Para o roqueiro é uma coisa, para o mistico é outra, para o religioso, outro e para o coveiro é seu ganha pão. Mas, dizer que para o "motociclismo" simboliza a igualdade, só mesmo na cabeça de algum imbecil, que quis se aproveitar da onda do "politicamente correto", do bonzinho, certinho.

Via de regra e de forma geral a figura da caveira significa "Perigo". Esse é seu simbolismo universal.
O motociclismo sempre gostou do uso da caveira, normalmente ligado a força, risco, perigo.
Nos Motoclubes, ( tradicionais), cada um tem seu próprio significado para a caveira, normalmente só conhecido dos membros do próprio clube.

Mas,seguramente , nunca esse simbolismo tem alguma coisa a ver com "somos todos iguais".
Alguns clubes, como é o nosso caso, do Black Horse, adotamos o patch da caveira como uma condição unica e exclusiva para uma determinada condição e consequente simbologia. Apenas para exemplificar, nesses mais de 35 anos de existência, tivemos dois membros "caveiras" no clube.

Outros usam para o clube inteiro, dentro das características e condições pré definidas.
Alguns motoqueiros independente, usam-na porque acham bonito, ou , hoje, até mesmo pela razão recém criada. mas são independentes, ou seja, a caveira trem uma simbologia só para ele.
Transformar isso em desinformação, alterando por conta própria um símbolo, e atribuir essa alteração a toda uma classe, é no minimo uma idiotice.
E o pior, em alguns casos como da foto abaixo, atribuem aos motoclubes...ou seja, alem de atribuir a uma classe, ainda atribuem especificamente aos clubes. Ou seja, quem faz isso não sabe o que é nem a caveira e nem um Motoclube.

Resumindo, nunca em tempo alguma a figura da caveira teve nos meios motociclísticos essa conotação, portanto quem criou isso, simplesmente atropelou a história e com certeza, em tempos de "politicamente correto", vai conseguir destruir parte da história. E com os meios das redes sociais, ja causou um estrago,de tamanho inimaginável....


Fonte: Black Horse Brasil MC

11 comentários:

  1. Muito bom, cara, concordo plenamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, espero que retorne ao blog, tem muito conteudo nos arquivos com boas historias pessoais e de amigos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Caveira e igualdade por baixo da nossa pele somos todos iguais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim concordo com você, mais na origem dos clubes americanos e até os dias atuais eles carregam a mesma simbologia, no Bradil se alterou muitos simbolos por conta de nossa cultura. espero que volte tem muitos textos legais aqui. abraço.

      Excluir
  4. Luiz Ricardo Silva, você viu no texto a verdadeira origem de um simbolo mais com o passar dos anos a cultura brasileira vem alterando o significado de coisas tradicionais internacionais, se você for em algum pais ou especificamente no E.U.A vai ver na pratica o que o texto diz.

    ResponderExcluir
  5. irmão, caveira É sim no motociclismo o simbolo da igualdade. na humiliate...

    ResponderExcluir
  6. Adoro ser motociclista e acho o simbolismo da "Caveira" muito bacana visualmente e filosoficamente. Respeito sua opinião, mas não seu comentário `a respeito de dizer ser "idiotice" o uso da imagem como representação pessoal ou de um Moto Clube. Acho que faltou mais aprofundamento no assunto para que você tivesse mais propriedade na sua fala. Pesquise um pouco mais a fundo sobre a origem dessa simbologia, não se limite apenas ao Google ou Weekpedia.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo Sena, a origem do motociclismo e motoclubismo vem dos E.U.A. o Brasil ao longo do tempo vem adaptando a nossa realidade e cultura os simbolos, tendo em vista que clubes 1% são bem conservadores quanto aos simbolos que carregam, e veja que o texto é assinado por um clube original dos E.U.A. com filial no Brasil e no México, este texto não foi pesquisado em google e sim relato autoral de quem vive no motoclubismo a decadas e convive com clubes nacionais e internacionais. Abraços.

      Excluir
  7. A figura da caveira no motociclismo

    Como toda tribo ou grupo cultural que busca identificação marcante, os motociclistas constantemente empregam símbolos e caracterizações bem distintas. Entre as mais famosas, destaca-se a da caveira humana. Com uma enorme amplitude de significados e interpretações nas mais variadas culturas, o símbolo aparece em roupas, acessórios, tatuagens e nos próprios veículos.

    O uso da imagem passou por inúmeras transformações e alterações de sentido, adequando-se aos mais diversos contextos e mensagens.

    A simbologia da caveira

    Historicamente, o uso mais comum da cabeça do esqueleto humano é o de representar a morte e a mortalidade. Tal contexto pode ser notado em usos famosos como o da magistral cena da peça Hamlet, de Shakespeare, na qual o protagonista trava um monólogo enquanto segura os restos mortais de um amigo.

    Nos mares do século XVIII, o símbolo adornava as bandeiras piratas, formando a imagem conhecida como Jolly Roger (onde a caveira aparece acompanhada de ossos cruzados). No México, a simbologia da calavera é fortemente atrelada ao feriado do Dia dos Mortos, inclusive representando figuras religiosas como a Santa Muerte. A caveira e os ossos também são empregados para indicar locais de potencial perigo. Na arquitetura e cultura gótica, o esqueleto é largamente empregado para referenciar o sinistro e o macabro.
    As caveiras e o motociclismo

    A caveira passa a tornar-se importante no mundo das motos com o aumento dos moto clubes e das gangues, que reúnem fãs da velocidade sobre duas rodas. Usando-a em seus logotipos e brasões, sempre estampados em suas jaquetas e camisetas, os motociclistas criaram forte identidade visual. Também as tatuagens integram o conjunto, com mensagens que diferenciam cada tribo e suas características.

    Distanciando-se da tradicional e simples representação da morte, para os motociclistas a caveira é, acima de tudo, símbolo da igualdade: uma lembrança de que, no fundo, todos são iguais e têm o mesmo fim.

    Algumas variações podem ser observadas: o esqueleto aparece, por vezes, com asas que representam a liberdade e o estilo de vida dos motoqueiros; em outras situações, vem envolta em chamas, indicando força e resistência. Elas aparecem em logotipos de gangues famosas como os Hell’s Angels e os Outlaws. Além de identificarem os grupos, muitas dessas imagens chegam a indicar relações de amizade/inimizade entre as próprias gangues e com a polícia.

    Nos produtos culturais, a relação com a caveira foi explorada em várias ocasiões. Um exemplo está em um famoso personagem de quadrinhos da Marvel, o Motoqueiro Fantasma, que é nada mais do que uma caveira em chamas.

    A caveira é o símbolo máximo do motociclismo e não representa a agressividade, mas sim a fraternidade e a igualdade nas estradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa visão é especifica dos brasileiros no modo geral que ao longo dos anos vem tentando introduzir a realidade vivida aqui nos clubes, mais alguns clubes tradicionais se forem estudados vai ver muito mito cair por agua como por exemplo alguns livros ligados a historia dos hell angels e claro relato de clubes 1% brasileiros. abraço, espero que tenha gostado do meu blog e faça mais visita, tem muito conteudo bom nele.

      Excluir