sábado, 20 de abril de 2013

HELL ANGELS "ANTES QUE EU ME ESQUEÇA"

 
A algum tempo atrás passou no Natgeo, um documentário sobre os Hell Angels e falou sobre esses motociclistas que até hoje não se sabe ao certo se são simplesmente motociclistas que amam suas motos e encrencas ou motoqueiros que escondem através do grupo diversas atividades ilegais como contrabando de armas, drogas, e outros crimes.
 
Na série foi contada a história de agentes federais que se infiltraram para que pudessem conhecer história, estrutura e as possiveis atividades ilegais do moto-clube, no fim da história até os bons rapazes se tornam motoqueiros violentos viciados em metanfetaminas e acaba ficando dificil diferenciar os santos dos pecadores.
 
Mas os Hell Angels não tem essa fama de agora, quem assistiu a gravação de uma apresentação ao ar livre no autódromo de Altamont em 1969 ( Lançado em 1970 através do documentário Gimme Shelter) que contou com apresentação de diversas bandas, inclusive Santana, The Grateful Dead, The Flying Burrito, Crosby, Stills, Nash, Young e Rolling Stones teve noção do que são os Hell Angels pois o evento contou com os mesmos como seguranças contratados ( logo eles né, pessoas tão amigáveis e da paz rs "diz-se que foi Grateful Dead que deu a sugestão") Naquele dia se pôde constatar o enorme erro cometido pela organização ao te-los como seguranças de um evento que era para ter sido em prol da paz.
 
 
O evento contava basicamente com 500 mil pessoas, mais especificamente hippies e qualquer um que tentasse subir no palco era agredido e tirado a ponta pés, senão pior.
 
O problema maior aconteceu então, quando os Rolling Stones subiram no palco, deixando a platéia mais histéria e consequentemente os Hell Angels mais selvagens. Durante a música Under my Thumb, um jovem negro, Meredith Hunter ( que portava uma arma) é apunhalado e assassinado pelas costas por um Hell Angel, isso tudo você pode ver no filme se assistir.
 
Se Meredith estava ou não atacando os seguranças, se causou inveja simplesmente por estar com uma loira linda ou se estava só loucasso são teorias, mas anos mais tarde o segurança acusado foi inocentado por " legitima defesa".
 
Hell Angels enquanto agridem Meredith com tacos de sinuca
( Fotografia: Ronald Grant Archive).
 
Para mim ficou muito óbvio que não foi legitima defesa, pois através das filmagens pode-se perceber como foi o ataque covarde feito a Meredith, é por ai que percebemos a força que esse grupo pode ter em se tratando de ilegalidade, crimes e impunidade. Já em relação ao show, os Rolling Stones só ficariam sabendo no dia seguinte que naquele dia quatro pessoas haviam morrido. E essa é mais uma história trágica que envolve esse universo do rock´n´roll, além do que esse dia envolveu muitas mais histórias violentas, essa foi só uma delas.
 
Hippies, paz, amor e Hell Angels, que combinação catastrófica.
 
 
Texto: Jaqueℓine M. de Oliveira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário