quarta-feira, 16 de março de 2011

MOTOCICLETAS CAFÉ RACER


Café racer, é uma categoria de motocicletas assim como uma categoria de motociclista. O termo tem as suas raizes na contracultura britânica das bandas de rock da década de 60. O Rock’n'roll era um movimento jovem e rebelde e os jovens desejavam uma motocicleta rápida, personalizada e diferente para correr entre os cafés ao longo da auto-estradas recentemente construídas ao longo das vilas e cidades britânicas.

O objetivo de muitas motos era conseguir superar as 100 milhas por hora (chamado simplesmente “a tonelada”) ao longo de um circuito onde o motociclista saia de um café, corria até um ponto pré-determinado e voltava ao café antes de uma única música tocar na jukebox, chamado tempo-recorde. As músicas tocadas geralmente eram Rockabilly e a imagem destas motocicletas é ligada hoje em dia à esta cultura.

Uma competição clássica era correr do Ace Café na estrada North Circular no noroeste de Londres até a junção Hanger Lane e voltar. O objetivo era voltar ao Ace Café a tempo de colocar a ficha na jukebox e impedir o fim da música. Levando-se em conta que as músicas de Eddie Cochran que eram moda na época tinham menos que 2 minutos de duração, o corredor tinha que cumprir as três milhas do círculo em velocidade extremamente alta!

A café racer é uma motocicleta modificada para alcançar altas velociadade e bom manejo ao invés de conforto. O chassi das café racers tinham uma configuração tipica das grandes motos contemporâneas de Grand Prix , caracterizando um oblongo tanque para combustível e uma pequena rabeta montada atrás do assento. Uma assinatura tipica eram os guidons baixos que davam um controle mais preciso em altas velocidades e proporcionavam ao ciclista uma ergonomia para cortar a resistência do vento.

Eram motocicletas artesanais que mantém um design atual e eficiente até os dias de hoje, por isso mesmo, customizadores convertem motocicletas para o estilo café racer até os dias de hoje. E mesmo as grandes marcas lançam modelos com estilo café racer com tecnologia moderna.
Mas os icones deste movimento eram mesmo as inglesas como Triumph, Norton e BSA




Nenhum comentário:

Postar um comentário