A finalidade destas dicas é criar uma forma homogênea de se andar em grupo sobre motocicletas, aprimorando o estilo de pilotagem, baseado em técnicas reconhecidas internacionalmente, melhorando a segurança, o tempo de viagem, a visualização do grupo, o prazer da pilotagem e, principalmente, a integração entre novos e velhos motociclistas.
FILA DUPLA
- Em avanços para acertar formação, jamais mude da esquerda para a direita ou vice-versa.
- Ao parar em um semáforo, as motocicletas deverão se agrupar paralelamente, dois em dois. Ao sair, executar novamente a formação.
- No caso de condições adversas (chuva, neblina, reflexo do sol) manter a formação, diminuir a velocidade e aumentar o espaço.
FILA ÚNICA
FILA DUPLA
Será a formação mais utilizada, pois as motocicletas ficam mais agrupadas, facilitando a visualização e dificultando a entrada de outros veiculos no grupo.
- A distância entre as motocicletas será de um segundo, evitando que veículos penetrem no grupo.- Em avanços para acertar formação, jamais mude da esquerda para a direita ou vice-versa.
- Ao parar em um semáforo, as motocicletas deverão se agrupar paralelamente, dois em dois. Ao sair, executar novamente a formação.
- No caso de condições adversas (chuva, neblina, reflexo do sol) manter a formação, diminuir a velocidade e aumentar o espaço.
FILA ÚNICA
Será utilizada em caso de trânsito lento (corredor), estradas com muitas curvas (serras), saída da estrada principal para secundária, e passagem por locais com obstáculos (obras, polícia, pedágio).
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