Ok, todos sabemos que desde o começo dos anos 50, nos Estados Unidos, e o inicio da expansão dos clubes para Europa, Austrália e outras localidades nas décadas posteriores, uma onda de violência vem se alastrando entre os MCs, que por diversos motivos que não cabe a ninguém julgar se tornaram territorialistas e passaram a reivindicar domínio sobre áreas e a atividade dentro das mesmas.
Hoje a mídia e as autoridades enfatizam o crescimento exponencial da violência entre MCs e as conseqüências diretas disso são, como era de se esperar, a criação do mito de que, necessariamente, um M.C. é uma organização criminosa, a oficialização de tal mito por parte das autoridades, a criação de medidas legais que visam a abolição dos clubes e a completa deturpação não só da imagem, mas da essência do velho estilo de vida biker.
Hoje nos Estados Unidos, um integrante de algum clube 1% ou de qualquer outro clube relacionado de alguma forma a um dos 4 grandes clubes, que queira percorrer a lendária Route 66, por exemplo, não pode fazê-lo de forma segura sem antes obter a permissão dos clubes dominantes nos estados pelos quais ele passará, o que vai definitivamente contra os princípios básicos do motociclismo Old School.
No Brasil e na América Latina em geral, o cenário ainda é diferente, os clubes não são territorialistas e não temos todo esse histórico de violência entre clubes, apesar de algumas sérias divergências no passado e alguns fatos recentes que preocupam alguns, como eu, devido à atenção que tiveram na mídia. Sim, um jornal de São Paulo já fez uso da expressão "gangues de motoqueiros" e, ao meu ver, isso é sim preocupante.
Bom, sei que diferenças sempre haverão, mas meu apelo é: Que a perseguição que os clubes internacionais sofrem hoje por parte das autoridades nos sirva de exemplo para que nós aqui no Brasil mantenhamos o bom senso ao resolver nossas diferenças. Sei que há coisas que nos desagradam, muitas delas produtos da falta de seriedade com que o "estilo de vida" é encarado por alguns, mas levemos em consideração que se trata de um pais livre, e é essa liberdade que tanto prezamos e que nenhum de nós gostaria de perder. É graças ao bom senso que podemos viajar pelo Brasil com brasões nas costas, sem sermos tidos como bandidos ou sem sermos imediatamente suspeitos apenas pelo fato de ostentar um brasão. É graças a esse bom senso que ainda podemos viver o estilo de vida Old School e sermos integrantes de nossos MCs ao mesmo tempo. E muita estrada a todos
Dan
Nenhum comentário:
Postar um comentário