sexta-feira, 6 de maio de 2011

NÃO TROQUE O PNEU DA MOTO NA VESPERA DE VIAGEM


Não é raro em uma conversa de amigos motociclistas, alguém comentar sobre apuros que passou durante uma viagem por conta dos pneus. Normalmente a reclamação vem junto com a informação de que os mesmos haviam sido trocados muito próximo a data da viagem.

Assim como outros itens importantes, os pneus são parte fundamental pela segurança. Qualquer problemas com eles pode te levar ao chão. Um pneu novo precisa se adaptar a moto, além disso alguns aspectos devem ser observados.

Quando se instala um novo pneu na moto, e este não é da mesma marca ou do mesmo modelo do pneu que anteriormente estava na motocicleta, o motociclista precisa de um tempo para acostumar-se com o mesmo. Parece que não mas um pneu com ranhura, dimensões ou composição diferente da anterior, muda sim o comportamento de uma moto.

Um problema que só se descobre depois de rodar alguns quilômetros com a moto, são os defeitos de fabricação. Esse defeito pode comprometer a eficiência e a segurança, ou então pode ocasionar vazamentos de ar. E não tem jeito, é algo que a olho nú não dá para saber, só rodando mesmo.

É comum ocorrerem falhas na montagem dos pneus, que poderão também ocasionar vazamentos de ar. Na instalação, o balanceamento de rodas é outro serviço que também deve ser bem testado, pois se não for bem feito poderá comprometer a pilotagem.

O que fazer então?

Além de comprar pneus novos de qualidade, faça a troca do pneu no mínimo entre uma semana a quinze dias antes da viagem. Faça um teste em rodovia para ver se a montagem do novo pneu ficou perfeita. Lembre-se que se ocorrer problemas na viagem você poderá perder horas ou até dias em sua viagem com problemas gerados na troca dos pneus.

Se possível, após a troca dos pneus, antes da viagem, faça uma lavagem detalhada em sua motocicleta, essa atividade servira como uma inspeção na moto. Não se esqueça também de renovar a lubrificação dos cabos e da corrente de transmissão.

Fonte: www.motorpasion.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário