As motos Custons são verdadeiras máquinas que aliam o prazer de pilotar ao conforto de uma boa viagem
Símbolo de liberdade e aventura, incorporadas ao modo confortável de pilotar. Há quem diga que as Custons são descendentes das primeiras motocicletas construídas, as Bobbers, que rodavam pelas décadas de 1920 e 1930, embora não se saiba ao certo quando estes modelos surgiram.
Muitas vezes, quando pensamos em motos, a imagem que vem à mente é de uma Custom, com a nítida impressão de estarmos guiando em uma estrada livre. “As motocicletas nasceram Custom e durante décadas, reinaram sozinhas. Elas atraem a todas as pessoas dos mais novos até os mais velhos. É bonito de ver a alegria das crianças quando passamos por elas com nossas motos”, analisa um dos fundadores do Motoclube Saidera Custom Bikers, Sid Barcelos.
“O estilo Custom tem uma história diferente, muito trabalhada na cabeça das pessoas pelo cinema por meio de filmes como Easy Rider (Sem destino) com a imagem do badboy. Além disso, as Harley-Davidson também têm uma história que todo mundo conhece e que torna as motos Custom um objeto de desejo de muita gente”, explica o sócio do site MotosCustom.com.br, Jovi Marcos.
Com a popularização do estilo e com a vinda das motos japonesas e chinesas, possuir uma Custom, hoje, passou a ser muito mais fácil, o que aumentou muito o número de pessoas interessadas nesse estilo de moto. “Quando pensamos na montagem do MotosCustom.com.br já considerávamos a possibilidade do mercado ampliar muito, devido aos modelos asiáticos que estavam prestes a invadir o mercado, então apostamos no site” admite Marcos, um apaixonado por motos deste estilo.
O Motoclube Saidera foi fundado em 2001, em uma sexta-feira 13. No entanto, para afugentar aqueles que creem na má sorte de dias como esse, a data da fundação, por coincidência, era dia santo e antevéspera de Páscoa.
O clube tem como prerrogativa, para a participação de novos associados, a necessidade de ter uma moto Custom. “O nosso motoclube leva a palavra Custom no nome. Portanto, somente essas motos fazem parte dele. Não temos nada contra os outros estilos de motocicletas, esta nossa exigência é para que os passeios e viagens fiquem agradáveis e seguros, com motos que tenham os mesmos limites”, justifica Barcelos.
“Eu fui um motociclista adormecido até o ano 1999, um dia eu comprei minha primeira Harley-Davidson, botei a patroa na garupa e saí por aí. O meu filho também me acompanhava na moto dele, também uma Custom. Hoje, até a minha esposa pilota a dela”, diz Barcelos.
Características
Fácil de serem reconhecidas por onde passam, as Custons privilegiam muito mais o desempenho em grandes viagens do que a velocidade propriamente dita, por isso, dificilmente veremos um modelo como esse alcançar quilometragens no nível das esportivas, pois não é essa a vocação da Custom.
O ponto que as fabricantes desses modelos mais levam em consideração é o conforto de poder guiar em grandes distâncias. “O modelo Custom representa um estilo de vida, remete à liberdade, juventude, além de ser a preferida para viagens mais longas. Nesses modelos, quando o piloto senta na moto tem mais conforto ao pilotar”, esclarece o diretor comercial e de marketing da Kasinki, Rogério Scialo.
“Acredito que esse é o estilo menos seletivo que tem. Independente da idade, peso, altura etc., vai haver um modelo Custom que se adapte a você”, comenta Barcelos.
Saiba o que uma verdadeira Custom precisa ter
Garfos dianteiros: inclinados para frente
Altura: banco baixo e pedaleiras avançadas
Tanque: grande e paralelo ao chão
Apoio: geralmente essas motos vêm com o sissy bar
Peças: algumas são cromadas
Mercado
Há vários modelos disponíveis no mercado, desde incríveis 1.500cc às mais leves como a 150cc. No entanto, para alguns como Jovi Marcos, este é um lado da moeda que ainda não foi devidamente explorado pelo mercado de duas rodas. “Entendo que ainda estamos muito tímidos quando se trata do mercado de motos Custom no Brasil, e acredito que vamos crescer muito mais nos próximos anos”, fala.
A crença de Marcos se deve ao fato da contínua aceitação, por parte da comunidade motociclística, em adquirir um modelo com estas características. “A cada dia, a participação de novos donos de motos Custom tem aumentado”, explica.
Marcos diz ainda, que o segmento passa pela influência de proprietários e ex-proprietários da Mirage 250, fabricada pela coreana Hyosung e revendida no mercado nacional pela Kasinski. “Conforme o tempo passa, percebemos que as pessoas vendem essas motos de menor cilindrada e partem para seus modelos de sonho, como as Harley-Davidson ou as marcas japonesas Honda (Shadow), Yamaha (DragStar), Kawasaki (Vulcan) e Suzuki (Boulevard e Intruder)”, finaliza um dos proprietários do site MotosCustom.com.br.
Os cuidados com as Custons
- Não fique muito tempo sem utilizar sua moto Custom, já que um dos fatores mais importantes para sua conservação é o uso frequente. Quando elas ficam paradas por certo tempo, inicia-se um processo de oxidação que pode comprometer rapidamente todas as peças cromadas;
- Não fique muito tempo sem lavar sua moto isso é prejudicial para a conservação. Alguns sedimentos e micro sedimentos se fundem em todos os materiais, em especial os cromados, esses pontos de sujeira funcionam como retentores de umidade e serão os causadores de oxidação;
- A maioria das motos Custons tem o motor pintado de preto fosco. Após o uso em dias de chuva ou em estrada de terra e barro, é muito importante que essa parte seja imediatamente lavada, caso contrário esse material irá fundir-se com a pintura preta, deixando-a permanentemente amareladas;
- Para as Custons clássicas, que possuem faixas brancas nos pneus, pode-se lavar com bucha tipo Scott Brite e Sapólio. Na etapa de acabamento das rodas pode-se também remover as manchas remanescentes nessas faixas brancas com o uso de querosene;
- Com bastante frequência, examine visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon. É comum haver vazamentos. O fluido de freio é altamente corrosivo e deteriora todo local com que tem contato;
- O uso de capa para moto é uma opção que precisa ser bem planejada, por que se deve escolher o modelo adequado e evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a moto for ficar muito tempo sem rodar;
- As bolsas e alforjes de couro devem ser utilizados sempre com suporte adequado. Quando a bolsa é colocada em contato direto com a pintura ou partes cromadas da moto a mesma irá riscar esses locais por abrasão, principalmente em longas viagens;
- Para a conservação e rejuvenescimento do couro das bolsas é importante utilizar óleos minerais puros, que podem ser encontrados nas lojas que comercializam produtos de couro;
- Os baús e bauletos são uma opção muito comum nas motos Custons, mas sua instalação deve ser bem planejada. Na maioria das vezes os suportes para fixação do bauleto não são adequados, e sua colocação compromete componentes originais da moto.
Texto: Tomás André Santos - Tas Motos
Fonte: www.motoflashbrasil.com.br
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