quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MODO DE PILOTAGEM

Equipamentos de Proteção: Jaqueta de Couro, luvas, botas, capacete, para o piloto e garupa.
Postura: Quadril encostado no tanque, joelhos apertando o tanque, mantenha os pés paralelos ao chão e o salto encostado na pedaleira de apoio

1 - Jamais trafegue pelo canto da pista. Utilize sempre o centro, ocupando a vaga de um carro

2 - Preocupe-se sempre com os veiculos que vem atras. Oferecem mais riscos que a pista a sua frente.

3 - Com chuva, evite faixas pintadas , olhos de gato, tampões de ferro e manchas escuras no asfalto (óleo).

4 - Faça as curvas sempre por dentro, isso lhe dara uma área de escape quando necessário.

5 - Jamais desacelere durante a curva. Faça-o antes de entrar nelasm mantendo a mesma aceleração durante as mesmas.

6 - Jamais ultrapasse pela direita. Em estradas, saia para a faixa da esquerda completamente ao ultrapassar.

7 - observe se o veículo da frente o tem no retrovisor. Voce pode estar numa area de sombra e aí ele não sabera que vai ultrapassa-lo.

8 - Evite o vácuo de veículos altos, tanto estando atras deles, como em suas laterais. O vácuo poderá causar a perda do controle da moto.

9 - Quando houver necessidade de parar em estradas, saia para o acostamento e dentro do possível, retire a moto do mesmo, deixando-a fora da pista ( pista e acostamento)

10 - Sob chuva, nunca esqueça que voce só tem duas rodas para parar, portanto mantenha mais distancia do veículo da frente.

11 - As viseiras do capacete, podem ter sua visibilidade melhorada sob chuva, usando sobre elas cera incolor ( tipo cera de assoalho ). Evitará o acumulo de agua e manterá a viseira livre de gotículas..

12 - Nunca facilite a ultrapassagem para um veiculo, encostando a moto ao meio fio ou na faixa lateral da pista. Deixe que ele saia completamente de sua faixa para ultrapassar.

13 - Em estradas de pistas duplas, evite a pista da direita. Ela acumula mais agua, além de óleo de veículos pesados.

14 - Não existe curva segura. Voce nunca sabe o que existe depois dela, portanto entre em todas as curvas com atenção redobrada.

15 - Não importa qual é o estilo de sua moto, todos os meios de proteção são devidos: antenas corta pipas, retrovisores, luzes acesas diuturnamente,setas, buzinas, etc.,além do seu proprio equipamento de segurança.

1 - Quando parar em um semaforo, procure ficar rente a guia ou no espacinho entre os carros. Nunca fique no meio da pista , tambem nao tire os olhos do retrovisor.

2 - Quando alguem estiver parado dando sinal de que vai entrar pra um lado, passe pelo lado oposto. Nao confie que a pessoa esteja lhe vendo no retrovisor. Em 90% dos casos a pessoa esta mais preocupado com os carros que vem do lado oposto e nao com os que vem de tras.

3 - Essa se aplica somente ao pessoal ai do Sul che. Caso neve ou tenha gelo nas ruas, nunca use o freio da frente, ande em primeira e tire o pe do pedal de marcha pra servir como apoio no chao. Fique somente com o pe no pedal do freio trazeiro.

4- Em nenhum momento se distraia. Com moto tem que ser atencao total. Sempre fique de olho em carros saindo do acostamento, abrindo portas, dando meia volta e assim vai.

FREIADA - freiar deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. o tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freiada. Freiar um moto não é igual a freiar uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bici com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso se desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos) portanto você deve freiar 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite freiar em curva ou com a moto inclinada a chance de escorregar com a diranteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre freiar antes das curvas e não nelas! o freio que pára a moto é o dianteiro!

SINALISAR FREIADA - Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar propriamente, isso poderá evitar um acidente!

Curvas: Incline o corpo e a moto.

Curvas fechadas: aumente a inclinação

Pequenass curvas: incline a moto um pouca mais que o corpo.

Grandes curvas: incline o corpo mais que a moto

COMO FREAR

A tendêndia do freio traseiro é ser menos eficaz que o dianteiro, O correto para uma frenagem normal é aplicar 70% do esforço no freio dianteiro e 30% no traseiro, este irá servir como um leme para a moto não sair de traseira! Tem uns motoboys que usam somente o traseiro, com medo que a moto 'capote', mas isso é errado, pois perde-se totalmente a direção e consequentemente o controle da moto! Na chuva o uso dos dois e semelhante apenas cuide para pressionar o dianteiro de forma gradual a fim de não travar. Em descidas use também o freio motor.

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