Para que um motor tenha um desempenho compatível com sua potência e uma durabilidade prolongada, é fundamental tomarmos certos cuidados durante o período de amaciamento do mesmo. Assim sendo, a primeira coisa a ser feita é seguirmos à risca as recomendações constantes no manual do fabricante.
A primeira troca de óleo do motor deve ser feita nos primeiros 1.500 km rodados, a não ser que o fabricante especifique de outra maneira; deve-se optar por rodovias quando rodando os primeiros 2.000 km da moto. Assim procedendo você estará garantindo um funcionamento mais macio para o respectivo motor, além de uma maior vida útil para o mesmo; quando na rodovia não se esqueça de alternar as acelerações de acordo com as marchas utilizadas. Não tire os olhos do contagiros e velocímetro, combinando sempre a rotação do motor com a velocidade máxima recomendada para aquela marcha; permita que seu ouvido seja o seu mestre - o barulho do motor deverá indicar para você se está na hora de ir para a marcha seguinte, ou mesmo reduzir para marchas mais fortes. Tudo isto respeitando as rpm (rotações por minuto) compatíveis com as respectivas marchas e velocidades indicadas pelo fabricante;
Não deixe o motor trabalhar "frouxo" nem tampouco "esgoelado", é o seu ouvido que lhe dirá o que é certo; Quando acelerando em marcha constante, permita que o motor dê um retrocesso. Para isto basta soltar o acelerador permitindo com que as rpm voltem a níveis mais baixos. Assim procedendo você estará aparando as possíveis rebarbas porventura existentes no (s) pistão (ões) e cilindro (s). Não deixe o giro do motor cair muito, pois você deverá ir acelerando novamente na mesma marcha que está usando. Explicando melhor: devemos explorar o giro do motor de maneira que após um periodo acelerando haja uma desaceleração proposital, ao soltar o acelerador, seguida de uma nova aceleração.
A primeira troca de óleo do motor deve ser feita nos primeiros 1.500 km rodados, a não ser que o fabricante especifique de outra maneira; deve-se optar por rodovias quando rodando os primeiros 2.000 km da moto. Assim procedendo você estará garantindo um funcionamento mais macio para o respectivo motor, além de uma maior vida útil para o mesmo; quando na rodovia não se esqueça de alternar as acelerações de acordo com as marchas utilizadas. Não tire os olhos do contagiros e velocímetro, combinando sempre a rotação do motor com a velocidade máxima recomendada para aquela marcha; permita que seu ouvido seja o seu mestre - o barulho do motor deverá indicar para você se está na hora de ir para a marcha seguinte, ou mesmo reduzir para marchas mais fortes. Tudo isto respeitando as rpm (rotações por minuto) compatíveis com as respectivas marchas e velocidades indicadas pelo fabricante;
Não deixe o motor trabalhar "frouxo" nem tampouco "esgoelado", é o seu ouvido que lhe dirá o que é certo; Quando acelerando em marcha constante, permita que o motor dê um retrocesso. Para isto basta soltar o acelerador permitindo com que as rpm voltem a níveis mais baixos. Assim procedendo você estará aparando as possíveis rebarbas porventura existentes no (s) pistão (ões) e cilindro (s). Não deixe o giro do motor cair muito, pois você deverá ir acelerando novamente na mesma marcha que está usando. Explicando melhor: devemos explorar o giro do motor de maneira que após um periodo acelerando haja uma desaceleração proposital, ao soltar o acelerador, seguida de uma nova aceleração.
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