Há algum tempo sem movimentar nosso blogger, vamos a uma nova materia. dessa vez falando de motos e distancias.
É comum ouvirmos, muitas vezes entre os amigos mesmo, a boa , velha e saudavel discussão acerca de qual a melhor moto para longas viagens. E claro, como não poderia deixar de ser, nunca se chega a uma unanimidade. E nem se poderia chegar, afinal não existe um unico tipo de motociclista, e cada um deles tem sua preferencia pessoal, nem sempre baseada no tipo de moto.
Aqueles, entre os quais eu me incluo, que são chamados custonzeiros, boa parte deles vindo de epocas em que as unicas existentes eram as custons, sabem e defendem esse estilo de moto, seja para um bate e volta ou para uma volta ao mundo. E sabemos que não existem limites de estradas para as boas e velhas custons..desde a terra até o piso de cimento das auto estradas.
Claro, o sacrifico é maior, as dores na coluna são maiores, mas, fala mais alto o prazer de pilotar mantendo a postura classica dos velhos tempos.
Outros, a maioria mais jovens, ou novos motociclistas, ja nasceram dentro de um amplo leque de opções, e não defendem tanto mais um estilo, e sim o conforto e a praticidade. Esses optam pelas Big Trails, cuja posição proporciona maior conforto e elasticidade. Em função de suas ciclisticas, oferecem melhores entradas em curvas, o que possibilita uma manutenção maior de velocidade constante. Tambem se comportam melhor em pisos irregulares, pouco ou quase nada sacrificando o piloto. Mas, no fundo, o que importa é que todos tem consigo o ideal básico de longas viagens.
Os limites para uma moto são infinitos, seja ela uma cento e cinqueta cilindradas ou uma mil e oitocentas, não importa, o prazer é sempre imenso.
Hoje quase não se ve uma definição de estilos, sendo que grande parte curte as experiencias que os varios modelos a disposição oferecem, indo das esportivas às classicas e das trails as streets, raramente se predispondo a um determinado estilo. Isso não é ruim, pois é a chance de sentir e conhecer cada um deles, coisa que antigamente não havia. Era esse ou esse mesmo.
Aqueles que encontraram seus proprios estilos e os tem definidos, não abrem mão dele, até por saberem e conhecerem todas as possibilidades que oferece, e saberem como curtir isso numa longa viagem.
Com o surgimento de grandes grupos, chamados de motogrupos, a mistura de estilos acaba causando algumas dificuldades. Rodar com uma moto esportiva, a cem ou cento e vinte quilometros por hora, acompanhando um grupo de custons, não é das missões mais faceis. Da mesma forma que acompanhar um grupo de custonzeiros e rodar mil quilometros num dia, não é uma missão para qualquer motociclista. São as diferenças fundamentais que definem cada um individualmente dentro dos grupos.
Definir qual a melhor moto para isso ou para aquilo, é uma discussão infrutífera, pois em que pese a importancia da moto, ha todo um contexto envolvido na individualidade de cada um dos participantes, cuja unanimidade jamis será alcançada.
Com certeza, será sempre a melhor moto, aquela que lhe da prazer, seja ela custon, trail, big trail, street, etc..e seu prazer, será unico e indivisível e somente voce sera capaz de senti-lo, aplicada a sua propria necessidade, seja ela rodar pela cidade, ou percorrer longas distancias.
Até mesmo a conotação de "distancia" é individual e intransferível. Não adianta querer dizer a um velho custonzeiro que dois mil quilometros é longe, assim como não adianta quere impor a um "speedeiro" que quinhentos quilômetros é perto.
Moto é individual, assim como o estilo de cada motociclista... tema indiscutível.
Texto: www.blackhorsebr.blogspot.com
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