Ao 13º capítulo, Sons Of Anarchy dá por concluída a fantástica quinta temporada carregada de ação, drama e tragédia. Uma temporada que conclui os arcos importantes da história e abre portas para uma sexta temporada igualmente tensa e cheio de acontecimentos marcantes para a vida do nosso MC preferido.
Desde o primeiro episódio que fiquei encantado pelo espírito que cimenta este tipo de clube, a união entre membros, a irmandade, a fidelidade ao clube e lealdade entre "irmãos" é apaixonante. Otto é o exemplo perfeito de toda essa dedicação a um MC, a uma família com laços muito mais fortes do que o sangue. Otto está preso pelo clube, Otto foi espancado pelo clube, Otto ficou quase cego pelo clube e neste episódio Otto sacrifica-se novamente de forma brutal pelo clube. A única vez que cedeu foi quando sentiu ter sido alvo da maior traição possível vinda do próprio clube. Resolvida essa questão os seus sentimentos para com SAMCRO falaram mais alto e voltou a ser o Otto fiel, leal e indefectível para com o seu clube. Esta ligação fortíssima é maravilhosa. E é por isso que chego ao fim da temporada zangado com Jax. Sabíamos que esta seria uma temporada de transição, de transformação de Jax num novo Jax, agora líder de SoA. Jax nunca teve problemas com a violência, com o disparar de uma arma mas fê-lo sempre com ideais e valores com os quais nós percebíamos e compreendíamos. Ao assumir a presidência de SAMCRO vimos um Jax bipolar, um Jax que manteve forte a sua união e lealdade aos MC e tudo fez para o livrar de problemas sérios que tinha mas ao mesmo tempo, sedento de vingança, não se preocupou nada em mentir ao clube, em fazer chantagem, em negociar com quem quer que fosse para que visse satisfeita a sua sede em se vingar de Clay. E isso chocou-me. Aquela frase para Bobby " se calhar não sou assim tão diferente" é tudo o que não queríamos ouvir de Jax. Jax acaba a temporada com Bobby a demitir-se de VP, com Juice a ser uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento, com Tiggy por dentro da mentira para apanhar Clay e com uma incrível insensibilidade para a prisão de Tara. Aquela imagem final de Gemma a abraça um Jax sentado transporta-nos imediatamente para a cena final da quarta temporada com Tara a abraçar Jax sentado na cadeira de Presidente.
Era a situação de Tiggy que mais curiosidade me despertava em saber como seria resolvida. Os episódios passavam e Jax sistemáticamente confirmava a Pope que o ía entregar. "Amanhã" tinha dito Jax no último episódio. Será que Jax ía cometer tamanha atrocidade? Havia algo que me dava alguma tranquilidade que era não acreditar que Sutter fosse matar Tiggy mas, por outro lado, alguém estava à espera da morte de Oppie? Quando Jax lhe aponta a arma senti que já não havia forma de voltar atrás. Estava dado o passo. Jax traíu da forma mais cobarde possível o espírito de SAMCRO. Pope chega com os seus comparsas. Como dar a volta a esta situação? Quando Jax diz para eles irem para dentro do barracão para não serem vistos/ouvidos acendeu-se uma luz de esperança. Quando o vi ir à moto respirei de alívio. Não podia ser de outra forma, Jax não podia entregar um irmão assim à morte mesmo que esse irmão seja responsável pelos acontecimentos que levaram à morte de Oppie mas, que, no fundo, foram culpa, tudo culpa, de Clay. Tiggy não só escapa como tem a oportunidade de se vingar do homem que barbaramente assassinou a sua filha. E Tiggy não desperdiçou. Tudo não passou de uma oportunidade ideal para Jax fazer cair as culpas daquelas mortes sobre Clay ao usar a arma que este deu a Juice. Não só Clay foi preso como agora tem um prémio pela sua cabeça como vingança pela morte do Rei do Crime de Oakland.
Quase que senti pena de Clay quando percebeu a armadilha em que caíu, quando viu Gemma mentir descaradamente na sua cara. Senti a dor de Juice pelo que foi obrigado a fazer. Quando isto acontece só temos que dar os parabéns aos actores por conseguirem passar as emoções para o lado de cá. Como irá escapar Clay da morte certa? Serão os irlandeses que o safarão? E depois? Irá vingar-se?
E Tara? Terá Gemma levado avante a sua ameaça de falar com as autoridades caso Tara quisesse mesmo sair de Charming? Impressionante a insensibilidade de Jax perante a entrada dos polícias na sua casa para levarem a mulher. Será Tara presa? Seria interessante ver como ela sobreviveria na prisão.
Tara e Clay. Pode ser por ver demasiados CSI e séries de advogados mas não me convencem minimamente os casos contra eles. Qualquer advogado razoável consegue a libertação dos dois. Gemma não é nem nunca será uma testemunha credível, dado o seu histórico, não faltam motivos para mentir e prejudicar quer um quer outro. Com Otto a ilibar Tara e Clay sem testemunhas ou resíduos de pólvora pelos disparos não me parece que as suas acusações sejam sustentáveis. Mas são pormenores.
Como apaixonado por cães, aquela cena das lutas, parte-me o coração. Mesmo sendo claramente visível que os cães estavam a brincar. Grande Tiggy com um enorme coração a salvar aquela linda Dogo Argentino da execução sumária por ter perdido a luta. Saber que isto é real em tanto sítio faz-me ter asco da espécie humana. Desculpem este parentesis.
Sons Of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original encerra um capítulo e irá iniciar outro em que tudo será diferente. A tensão está ao máximo com consequências que não consigo prever. Terá Jax aceite abraçar o lado negro? Irá Jax deixar cair a sua old lady como castigo por querer levar os filhos e forçá-lo a abandonar Charming? Irá Jax, mais uma vez, mostrar que os valores que sempre o moveram estão ainda no seu coração? Teremos que aguardar.
Foi uma temporada espectacular, repleta de acção, pancadaria, tiroteios, perseguições, negociatas, traições, novas amizades, trágica como ninguém estava à espera. Sons Of Anarchy demonstrou o porquê de ser uma das melhores série da actualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário